www.defesadafe.org

Todos nós sabemos que devemos tratar bem, cuidar e honrar o nosso pai e a nossa mãe. A Bíblia é bastante clara sobre isso e neste ponto a sociedade também segue a visão da igreja. Mas, e quanto ao tratamento que deve ser dado aos filhos pelos pais?

A Palavra de Deus não é de forma alguma omissa em relação a este assunto, e é sobre isso que iremos tratar no texto de hoje.

No capítulo 6 do livro de Efésios, o apóstolo Paulo trata um pouco sobre como deve ser regida essa relação. Sobre os filhos em relação aos pais, ele diz:

Filhos, obedeçam a seus pais no Senhor, pois isso é justo. “Honra teu pai e tua mãe”, este é o primeiro mandamento com promessa: “para que tudo te corra bem e tenhas longa vida sobre a terra”. (Efésios 6:1-3)

Paulo, citando o livro de Êxodo 20:12, lembra que honrar pai e mãe é o primeiro mandamento com promessa. Se honrarmos nosso pai e nossa mãe, tudo correrá bem e teremos vida longa sobre a Terra. Mas à este mandamento o apóstolo acrescenta:

Pais, não irritem seus filhos; antes criem-nos segundo a instrução e o conselho do Senhor. (Efésios 6:4)

O que Paulo está dizendo é que os filhos têm o dever de honrar os pais e que os pais têm o dever de não provocar a ira dos seus filhos. O relacionamento deve ser regido pelo respeito mútuo.

O relacionamento do pai com o filho não deve ser uma ditadura, nem tão pouco uma anarquia. Sobre os pais repousa a autoridade e isso deve ser intocável, mas trata-se de uma autoridade construída em amor e não em medo ou pavor.

Os filhos devem honrar seus pais como aqueles escolhidos por Deus para proteger, cuidar, prover e ensinar a Palavra de Deus, o caminho que leva à salvação. Enquanto que os pais devem ter paciência com os seus filhos, entendendo que eles não nascem sabendo de tudo e que muitas vezes é necessário falar com eles mais de uma vez sobre a mesma coisa até que eles realmente aprendam aquilo.

Os bons pais entendem que os filhos não são robôs criados para fazerem tudo o que eles desejarem, mas que eles tem uma personalidade. Que as crianças são pessoas em formação e que como tal devem ser ajudadas a descobrirem quem realmente são e o que Deus espera delas.

Os pais são aqueles escolhidos por Deus para segurar na mão do filho e ajudá-lo em sua caminhada. Os pais são os responsáveis por orientar seus filhos neste mundo segundo a Palavra de Deus, para que eles se tornem aptos a descobrirem suas habilidades e escolher o seu próprio caminho.

A relação do pai com o filho é um tipo do nosso relacionamento com Deus. O nosso Deus criador e todo poderoso é o nosso Pai e ele nos chama de filhos. Mesmo sendo um pai amoroso, sobre ele repousa a autoridade. Quando lhe entregamos o senhorio de nossas vidas  reconhecemos que Ele sabe o que é o melhor para nós e que Ele está no comando. Mas você já se deu conta o quanto Deus é paciente?

Você é capaz de dizer quantas vezes é necessário que Deus trate sobre algo novo com você até que você realmente se convença daquilo? Você é capaz de numerar a quantidade de vezes que Deus lhe recebeu com um abraço carinhoso quando você resolveu voltar para ele arrependido por não o ter obedecido?

Você é capaz de lembrar quantas vezes você desfrutou da proteção e do cuidado do seu Deus, o seu Pai, com a sua vida? Quantas vezes Ele não deixou faltar nada que lhe era necessário? Quantas vezes o Seu Espírito Santo lhe ajudou a entender melhor a Sua Palavra e a tomar uma decisão importante?

A relação de Deus para conosco se baseia no amor. E a relação dos pais com os filhos deve refletir essa relação de Deus para conosco, deve expressar esse amor. O livro de 1Coríntios conceitua bem o que é o amor de Deus. Vejamos:

O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece. Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor nunca falha. (1 Coríntios 13:4-8)

A Palavra de Deus nos garante que o amor nunca falha. Se o amor do tipo de Deus é aquele que rege o relacionamento dos pais com os filhos, não será difícil para os filhos tratarem seus pais com honra. Pois assim como é fácil e até prazeroso para nós honrarmos o nosso Deus por causa de seu imenso amor por nós, ao andarmos no amor Dele dentro de nós (Romanos 5:5) para com os nossos filhos, a honra deles não será um esforço, mas uma graciosa e inevitável consequência.

Sejam abençoados,

Obs: Imagem enviada pela autora

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]