http://institutodomhelder.blogspot.com.br
[email protected]

“Meus queridos amigos, perdoem a confiança com que peço que guardem,

Ponho de lado a timidez, apelo para a audácia, e ouso pedir mais.

Não só guardem na lembrança a meditação que vou ler, procurem vivê-la.

Eis a meditação: esperança sem risco, não é esperança. Esperança é crer na aventura do amor, jogar no homem, pular no escuro, confiando em Deus. Vou repetir: esperança sem risco, não é esperança. Esperança é crer na aventura do amor, jogar no homem, pular no escuro, confiando em Deus.

Sabem qual é a grande aventura do amor? É a aventura de Deus.

Não esqueçam que Deus é amor. A aventura de amor é Deus partir para a criação do universo. Deus sabia que fora dele, ele só poderia criar o imperfeito, o limitado, o falho. E Deus se atirou de cheio na aventura do amor.

O máximo de aventura foi fazer do homem uma criatura, um ser imperfeito, um co-criador. Criatura e co-criador. Encarregado de dominar a natureza e completar a criação.

Quando o homem usa mal os dons divinos da inteligência e da liberdade, rebela-se contra o criador, o pai, e peca.

Deus mergulha ainda mais na aventura do amor. Em lugar de aniquilar o homem, aceita que seu divino filho se jogue também na aventura que dele faz o verdadeiro filho pródigo, o pródigo divino.

O filho de Deus nasce entre os homens, de quem assume todas as fraquezas, exceto o pecado. Se Deus joga tanto no homem, se Deus deixa os anjos e a natureza toda estonteados com sua predileção sem limites pelo homem, como o homem não confiará no homem seu irmão?

O homem não confiar no homem é não confiar em si mesmo. Parece absurdo aconselhar pular no escuro. Para nós não há mistério nenhum e nenhuma razão de espanto. Vivemos dia e noite, em todo tempo, em todo lugar, mergulhado em Deus. Como temer pular no escuro quando sempre pulamos e pularemos dentro de Deus? Esperança sem risco não é esperança. Esperança é crer na aventura do amor, jogar no homem, pular do escuro, confiando em Deus.”

Obs: Imagem e texto enviados pelo IDHEC – Instituto Dom Helder Camara
. Ver AUTORIZAÇÃO do IDHEC no item  OBRAS LITERÁRIAS.

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]