www.dedvaldo.blogspot.com.br
dedvaldo@salesianorecife.com.br

Parece oportuno esclarecer a distinção entre algumas instituições eclesiásticas, distintas, mas muito ligadas entre si e que com frequência são confundidas, principalmente pelos jornalistas.

A Igreja Católica, na qual subsiste a Igreja de Cristo, como ensinou o Concílio Vaticano II, é constituída pelos fiéis cristãos batizados do mundo inteiro e organizada como sociedade visível, governada pelo Sucessor de Pedro, o Papa, e os bispos em comunhão com ele.

A Santa Sé, ou Sé Apostólica,  é o órgão supremo de governo da Igreja Católica, que a representa na esfera das relações internacionais e diante dos estados e governos civis. Mantem delegações junto aos governos e órgãos internacionais, os Núncios Apostólicos e recebe embaixadores.

O Estado da Cidade do Vaticano, ou simplesmente Vaticano, é o território onde se localizava a residência do Papa. Hoje,  com o Papa Francisco, transferida para a Casa Santa Marta, que é um hotel vizinho à Praça de São Pedro. Abrange:  a patriarcal Basílica de São Pedro com sua imensa praça e algumas estruturas e serviços da Santa Sé, como a Poliglota Vaticana, a redação e impressora do L´Osservatore Romano, a paróquia de Santana e outros. Mede menos de um quilômetro quadrado, exatamente 0,44 km ² e é menor que o terreno reservado do Santuário de Aparecida,  em São Paulo.  Foi criado pelo Tratado de Latrão, entre o governo italiano e a Santa Sé, chamados Pactos Lateranenses, em 11 de fevereiro de 1929, como Estado independente. Goza de exclusiva soberania, com o privilégio da extraterritorialidade dentro da cidade de Roma. Tem serviço de correios, confere cidadania, atualmente a cerca de 400 pessoas, incluindo  aí os Cardeais. É sujeito de direito público internacional, sendo representado nas relações internacionais pela Santa Sé, da qual se distingue. Com freqüência, os jornalistas confundem Vaticano com Igreja Católica ou Santa Sé.

A Cúria Romana é o complexo das instituições presididas pelo Sumo Pontífice que servem à Igreja. É  composta da Secretaria de Estado, congregações ou dicastérios romanos, os conselhos pontifícios, os três supremos tribunais eclesiásticos  (Penitenciaria Apostólica, Signatura Apostólica e Rota Romana) e de outros departamentos, organismos e comissões.

 Há ainda as instituições vinculadas à Santa Sé, como o Arquivo Vaticano, a Biblioteca  Apostólica, os Museus Vaticanos, a Tipografia Poliglota, a Livraria Editora, a Rádio Vaticana e o Centro Televisivo.

Podemos acrescentar aqui a Casa Pontifícia, que, pelo menos até o último pontificado, cuidava das audiências, programadas para receber os bispos nas visitas chamadas “ad limina” e outras audiências a grupos ou personalidades; cuidava ainda das viagens programadas pelo Sumo Pontífice, suas  refeições e seu vestuário.

Todos esses são serviços e organismos, que podem mudar pelo evoluir dos tempos, as vicissitudes humanas e as contingências históricas. Permanece viva pelos séculos a Igreja de Jesus, santa e pecadora, mas vivificada pela força do Espírito, portadora  da graça e da santidade, que seu Divino Esposo incessantemente lhe comunica para santificação do mundo pelos séculos sem fim.

Obs: O autor é  arcebispo emérito de Maceió.



busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços

ExposiçãoDesenhos

Série "Natureza"

Série Natureza

DeJanelaEmJanela

DeCostas

Série "Detalhes"

Série "MoradaImprovisada"

Série Morada Improvisada

Finados

Tratando de peixe

Série Flores

Série Flores

Esporte na Colônia

Série Natureza 01

Série Natureza 05

Caxambu

Caxambu

Caxambu - 02

Caxambu - 01

Penumbra...

Aglomeração...

Portão florido...

Barra Palace

Conjunto Harmonioso...

Reunião privada...

Espaços ocupados...

Arquitetura Perfeita...

Convergência II

Convergência I