Tassos Lycurgo 15 de outubro de 2017

www.defesadafe.org

Bem se pode, com razoável grau de propriedade, afirmar que os homens, em essência, são como solidões individuais que, em conjunto, tributam os pesos dos dias à completa alienação das próprias existências. Edvard Münch, com seu “Spring Evening in Karl-Johann Street, Oslo”, em que são pintadas pessoas com faces planas e pálidas das quais saem, mal definidos, pares olhos perdidos e esbugalhados, mostra a inalterabilidade que trespassa a essência de cada homem. Além disso, nota-se ainda que, à frente do espanto, os referido olhos mais demonstram a pasmaceira, a indolência, o tédio que o mundo provoca no homem. Eis por que, diante do espetáculo, faz sentido perguntar-se sobre o que há de estimável e importante no ser humano, sobre o que faz dele um projeto que não fracassou.

Em primeira análise, não há como se fugir da assertiva de que, do ponto de vista do palpável, o homem, por melhor que um de seus exemplares venha a ser, visto de uma perspectiva ampla, é desprezível. Ora, ao acordar, cada ser humano pode, diante do espelho, constatar o efeito de sua condenação: o tempo de vida de seu corpo, que é carne, como se fosse a quantidade de areia no vaso superior de uma enorme ampulheta, abrevia-se, invariavelmente. Dessa forma, diz-se que o corpo, ao qual se pode referir pelo hebraico “basar”, que significa carne, morre a cada dia, consagrando ao homem, assim, o estigma da efemeridade, da transitoriedade e da finitude. Pode-se, contudo, estabelecer que, à frente do homem ser finito, ele é um processo, pois “toda carne envelhece como o feno e como as folhas que crescem sobre as árvores verdes. Umas folhas nascem e outras caem. Assim é a geração de carne e de sangue: uma fenece, e outra nasce” (Eclesiástico 14, 18-19). Ei-lo, portanto, o homem: um processo, que é finito, terreno, profano, mundano e temporal.

Há na humanidade, contudo, algo que a faz paradoxal: algumas de suas manifestações têm por intuito a tarefa de fazer do homem algo que negue as próprias características, tentando livrá-lo, assim, das cicatrizes que a sua condição, inevitavelmente, coloca-lhe impregnadas no ser. É, em compêndio, o surgimento do homem que tenta superar a condição humana, tornando-se, desta feita, algo que o torne maior, melhor. Pode-se, assim, dizer que a empreitada de que se fala é a de negar as características humanas, entre as quais, privilegiam-se as que já se citaram, quais sejam, a de ser finito, terreno, profano, mundano e temporal. Ao negá-las, o homem estará buscando o que é infinito, espiritual, sagrado, incorpóreo e intemporal, ou seja, eterno, de sorte que se pode afirmar que a busca do homem pela superação de sua condição humana é, em suma, a busca pelas qualidades de Deus.

Deus, não só biblicamente falando, mas também na perspectiva histórica, é tido como eterno, como intemporal e, sendo assim, é dado como independente de tudo o que existe, já que é absoluto. É bem verdade que a plenitude do conceito de Deus coloca tal termo, fatalmente, em dificuldades de definição. Moisés, como se conta, ao perguntar a Deus o que deveria responder quando lhe perguntassem qual era o nome da Divindade, recebeu a seguinte resposta: “Eu sou aquele que sou” (Êxodo 3, 13-14), não podendo, assim, ser conceituado, pois qualquer tentativa de conceituação lhe tiraria a plenitude que jaz no que Ele é.

O importante a se notar neste ponto é que o projeto de superação humana encontra sua dificuldade natural: de um lado, há o homem, mais profano do que nunca, do outro, Deus, o que há de mais sagrado. Entre ambos, intransponível, eis que surge o despenhadeiro que separa os contrário, o temporal do eterno, o finito do infinito, o mundano do espiritual, enfim, o homem de Deus. Surge, então, a questão essencial para a realização do projeto humano, que é a de como seria possível ultrapassar tal precipício, de como seria possível ligar o homem a Deus. A resposta, a ponte entre homem e Deus, em ninguém mais poderia surgir senão em um ser que reunisse, em si mesmo, todas as características humanas e divinas, em um ser que fosse, ao mesmo tempo, homem e Deus. Eis um dos maiores mistérios do cristianismo: homem e Deus, com todas as suas características não apenas díspares, mas também inconciliáveis, são reunidos em um só ser: Jesus Cristo. É aqui, ao que me parece, que há o caminho para a superação de nossa mesquinhez, que há a ponte para unir o que somos e aquilo que está além de nós.

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]