Gerson F. Filho 1 de setembro de 2017

[email protected]

Outro dia, aproveitando uma oportunidade daquelas que só a internet pode oferecer, consegui encontrar um velho amigo dos tempos de adolescência na rede. Passamos a nos corresponder, trocar fotografias dos tempos idos, ótimos tempos, diga-se de passagem, pois se podia caminhar pelas ruas do Rio de Janeiro sem grandes sobressaltos.

Conversamos sobre assuntos vários futebol e etc. A esperança do meu time de participar da “Libertadores da América”, a fé que ele possuía no seu time de não cair para a segundona, e tantos desdobramentos outros que poderiam estar contidos neste grande intervalo de tempo entre nossos caminhos, que rolou ante a inclemência do calendário.

Até que na troca de correspondência, enviei um de cunho político. Nada demais, apenas uma piadinha que circulou na NET sobra à premiação de Obama pelo decantado Nobel. Para minha surpresa veio à resposta: “é a vida, você se importa com isso?”. A princípio isso apenas me atordoou, mas lentamente serviu para interpretar as diversas facetas da nossa época.

O que realmente faz um povo poderoso é o seu nível de compreensão daquilo que o cerca. A busca incessante pela informação, o vasculhar persistente pela confirmação da informação, a comparação dia a dia, de tudo que chega aos nossos olhos e ouvidos. Só assim teremos um parâmetro adequado para decidir em quem depositaremos a confiança para gerir os nossos dias.

Então, é pertinente lembrar que; o raciocínio “é a vida, você se importa com isso?” contribui sobejamente para: o imposto extorsivo que se paga, a fila interminável nos hospitais, a criminalidade que cresce dia a dia, a falta de opção profissional para a nossa juventude, e finalmente para o maior de todos os riscos; a perda da liberdade.

Viver somente por viver, sem a preocupação com o cenário que se desenha ao nosso redor pode parecer de grande comodidade. Mas terá um preço. E neste nível é que realmente vive boa parte da população do nosso país. Preocupamo-nos com os obstáculos do momento, com as pequenas grandes coisas do cotidiano, mas no palco da vida não há espaço para descanso, quem ousar o cochilo pode acordar sem possuir mais o direito de dormir.

Alguém terá pensado por você, alguém terá decidido por você que forma de governo nós teremos. Onde somente alguns decidirão, e somente alguns irão usufruir das benesses do estado, e certamente, a grande maioria estará alijada de qualquer processo decisório. O futuro com liberdade deve ser construído no dia a dia. O maior tesouro da humanidade, a democracia, deve ter guardiões zelosos, e o bom guardião é o guardião bem informado. Nos nossos dias a imprensa de modo geral, televisão, jornais e revistas, estão de alguma forma com algum nível de comprometimento com o poder vigente, então, pesquise, procure se informe. A internet atualmente é a ferramenta ideal.

E enquanto tivermos um processo eleitoral entre candidatos de diversas tendências, procure aquele que realmente estiver comprometido com os instrumentos democráticos. Lembre-se, alternância de poder, o verdadeiro tônico da liberdade. A pitoresca premiação de um homem que ainda não cumpriu efetivamente o que prometeu mostra em que tipo de tempos nós vivemos. Que ele cumpra, são meus votos, e que lhe seja dado o devido retorno.

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]