“Sob a proteção de Deus, para o bem do País e da grandiosidade da Medicina Veterinária”, no dia 30 de abril de 2006 fora fundada a Academia de Medicina Veterinária do Piauí- AMVEPI, tendo como finalidade o desenvolvimento técnico cientifico e cultura da Medicina Veterinária, bem como a conservação da sua memória. Tendo ainda como objetivo fomentar o espírito profissional e incrementar o aperfeiçoamento intelectual dos seus membros através de intercâmbio com entidades outras, dentro e fora do país.

A Medicina Veterinária uma das mais importantes profissões para a saúde e bem-estar da sociedade remonta ao início da civilização, estando associada à domesticação do primeiro animal. Atua em várias áreas como saúde pública, produção e inspeção de alimentos de origem animal, controle de zoonoses, clínica médico-cirúrgica, inclusive de animais de companhia, biotécnicas como inseminação artificial, transferência de embriões, fertilização in vitro produção de clones dentre outras. Atualmente contribuindo significantemente para o entendimento das células tronco.

Os registros mais antigos dessa atividade datam do século XVIII, gravadas no Papyrus Veterinarius de Klaus, encontrado no Egito em 1890, onde se observam várias referências sobre a arte de curar animais há 4000 A.C., indicando atividades como diagnóstico, prognóstico, sintomas e tratamento de doenças de diferentes espécies animais.

Por volta da metade do Século VI em Bizâncio (hoje Istambul) tem-se conhecimento do Hippiatrika, uma enciclopédia compilada por diversos autores tratando da criação dos animais e suas doenças. Composto por 430 artigos, sendo 121 escritos por Apsirtos, que viria a ser, no mundo ocidental, a partir dos helenos, o pai da Medicina Veterinária.  Apsirtos foi o Veterinário chefe do exército de Constantino o Grande. Seus artigos no Hippiatrika já tratavam do mormo, enfisema pulmonar, tétano, cólicas, fraturas, sangria, beberagens e ungüentos. Eram denominados Hebiatras aqueles que, em cargos públicos, praticavam a cura dos animais.

A Medicina Veterinária, organizada a partir de critérios científicos, teve inicio com a primeira escola de Medicina Veterinária do mundo, em Lyon-França, sendo seu criado o Hipologista e Advogado Frances Claude Bourgerlat, em 04 de Agosto de 1761. A segunda em Maison Alfort em 1765.

Quanto a Medicina Veterinária no Brasil, deve-se ao Imperador D. Pedro II que ao retornar da França, impressionado com uma conferência ministrado pelo Veterinário e Fisiologista Collin, promoveu condições para a criação de entidades semelhantes aquela de Alfort. Contudo só no início do século XX, já sob regime republicano, nossas autoridades decretar a criação das duas instituições de ensino de Veterinária no Brasil: a Escola de Veterinária do Exército, em 06/01/1910 e a Escola Superior de Agricultura e Medicina Veterinária, em 20/10/1910, ambas na cidade do Rio de Janeiro.

Pernambuco integra a História da Medicina Veterinária, pois por intermédio do Abade D. Pedro Roeser, a Congregação Beneditina Brasileira do Mosteiro de São Bento, sugere a criação de uma instituição destinada ao ensino de Agronomia e Veterinária.  As escolas teriam como padrão de ensino as “Landwrschaf Hochschule”, as clássicas escolas agrícolas da Alemanha.

Os cursos de Agronomia e veterinária foram assim inaugurados em 1° de Julho de 1914. O farmacêutico Dionysio Meilli, por ser “portador” de outro diploma, viera a ser o primeiro Veterinário formado e diplomado no Brasil, em 13/11/1915. A Dra. Nair Eugênia Lobo, da turma de 1929, da Escola Superior de Agricultura e Veterinária (atualmente Universidade Federal Rural de Pernambuco) viera a ser a primeira mulher diplomada em Medicina Veterinária.

Entretanto as condições e os campos de atuação do Médico Veterinário, só foram normatizados em 09/09/1933, tornando-se então o dia 09 de setembro o dia do Veterinário.

O decreto de regulamentação do exercício da Medicina Veterinária deve-se ao Presidente Getúlio Vargas. Posteriormente, entra em vigor, em 23 de outubro de 1968, a Lei que dispõe sobre o exercício da profissão do Médico Veterinário e cria os Conselhos Federal e Regionais de Medicina Veterinária.

Na nossa história vale mencionar que nas comemorações do cinqüentenário da primeira regulamentação da Medicina Veterinária, por decisão do Conselho Federal de Medicina veterinária, fundou-se a Academia Brasileira de Medicina Veterinária em 09/09/1983. Observe que a nossa AMVEPI é bastante jovem, mas já se encontra cumprindo os seus objetivos.

No Piauí a Medicina Veterinária, como Ensino Superior teve início em 1978, no Centro de Ciências Agrárias, da Universidade Federal do Piauí, formando os primeiros 09 veterinários em 1982. Hoje, já contribuiu com a formação de mais de 500 Médicos Veterinários. Existindo egressos da UFPI praticamente em todos os estados da Federação.

Como instituições organizativas da classe, destacam-se a Sociedade de Medicina Veterinária do Piauí – SOMEVEPI e, o Conselho Regional de Medicina Veterinária 17° Região, criado em 1983. Temas para outra oportunidade.

Felicitações a todos acadêmicos da AMVEPI e saudações a todos os Médicos Veterinários.

Obs: O autor, Prof. Dr. Rômulo José Vieira é Acadêmico da Academia de Ciências do Piauí; Acadêmico da Academia de Medicina Veterinária do Piauí; Acadêmico correspondente da Academia de Medicina Veterinária do Ceará; Acadêmico correspondente da Academia Pernambucana de Medicina Veterinária.

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]