[email protected]
domsebastiaoarmandogameleira.com

Neste mês de setembro, dedicado a Bíblia, fui à Itália como participante no Encontro italiano de representantes de grupos que praticam a Leitura Popular da Bíblia. O Encontro aconteceu na sede do Centro Unitário Missionário da Conferência Episcopal Italiana (nacional), na cidade de Verona. Eles estão celebrando na Itália os 25 anos desde que começaram a exercitar esse método de leitura da Bíblia. Tem grupos em diversas cidades da Itália. Receberam esse método de leitura da experiência brasileira do CEBI (Centro de Estudos Bíblicos). Por isso algumas pessoas do Brasil mantêm ligação com o pessoal daqui. Desta vez havia quatro de nós ajudando na assessoria: Tea Frigerio, Maria Soavi, e Sandro Galazzi, todos os três italianos que já vivem no Brasil há muitos anos. Estava convidada uma pastora luterana brasileira que infelizmente não pode vir. E eu. Eu já tinha estado com o pessoal daqui no ano 2000 junto com Madalena Soares. Naquele ano participamos do encontro desses grupos de Leitura Popular da Bíblia e em seguida, junto com a Irmã Tea, assessorei um encontro de estudo bíblico para catequistas numa diocese católica na Ilha da Sardenha. Desta vez agora me coube desenvolver o tema da centralidade dos pobres na Bíblia e como a existência dos pobres representa o julgamento de Deus sobre a sociedade edificada sobre a injustiça e a opressão.

No encontro havia um grupo de pessoas da Suécia que também conheceram o CEBI e têm praticado a Leitura Popular da Bíblia. Aparecem nas fotos com uma moça vestida de cor de rosa que é a intérprete: são da Igreja Luterana da Suécia, um pastor e uma pastora (ela está vestida de escuro); um leigo é uma leiga; e duas seminaristas mulheres, uma delas é a tradutora (intérprete), é italiana e vive na Suécia. Como dá para ver a Leitura Popular da Bíblia vai se espalhando devagarinho também em grupos da Europa, tanto católicos como protestantes.

Depois do encontro minha jornada por esses dias ainda é de contacto com outros grupos, aqui na região mais ao Norte onde estou e em seguida em Roma. Sem dúvidas, uma experiência singular enquanto partilha da Palavra sob perspectivas de um olhar afroameríndio junto a comunidades e irmãos e irmãs bem mais antigos e que conosco são escutante do Senhor e Sua Palavra na esteira da profecia e do pobre sob os óculos da Leitura Popular da Bíblia. Aqui, como em nossas comunidades brasileira, o Espírito tem feito maravilhas.

Obs: O Autor é Bispo Emérito da Diocese Anglicana do Recife
Igreja Episcopal Anglicana do Brasil – IEAB….

Imagem  enviada  pelo autor.

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]