1. Fomos ensinados que tudo deve ser isso ou aquilo. Parece ser a forma inconsciente ou intencional de fugir ou de incorporar o conflito como um dado da realidade.
  2. Fazer é a única forma de provar que é possível mudar a situação. Nadando se aprende a nadar. Fazer rompe sentimento de impotência e leva à experiência do confronto.
  3. De tanto fazer, os humanos extraíram ricas lições de seus acertos, êxitos e fracassos. Esse acúmulo da prática social vira orientação e inspiração para as perguntas de hoje.
  4. A humanidade aprendeu que quem não sabe onde quer chegar, não chega lá nunca. Então, começou a sonhar, planejar, inventar caminhos e buscar métodos de fazer.
  5. Teoria, projeto, estratégia… são saberes nascidos da sistematização do fazer. Negar a ciência e a experiência histórica é a doença infantil do basismo e do esquerdismo.
  6. Planejar é preciso – ações sem rumo cria ativismo inútil; plano sem ação é burocracia. A prática supera evento, protesto, campanha; é a ação pensada e intencionalizada.
  7. Jogar futebol não é chutar a bola; é chutar a bola com tática, dentro de uma estratégia e chegar ao objetivo (goal). Os perna-de-pau, que só chutam, fazem gol contra.
  8. A ordem é fazer, extrair lições e aplicar criativamente, conforme os tempos, níveis e ritmos. Sempre na tensão – fazer tramando ou tramar fazendo, ao mesmo tempo.
Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços

ExposiçãoDesenhos

Série "Natureza"

Série Natureza

DeJanelaEmJanela

DeCostas

Série "Detalhes"

Série "MoradaImprovisada"

Série Morada Improvisada

Finados

Tratando de peixe

Série Flores

Série Flores

Esporte na Colônia

Série Natureza 01

Série Natureza 05

Caxambu

Caxambu

Caxambu - 02

Caxambu - 01

Penumbra...

Aglomeração...

Portão florido...

Barra Palace

Conjunto Harmonioso...

Reunião privada...

Espaços ocupados...

Arquitetura Perfeita...

Convergência II

Convergência I