1. Fomos ensinados que tudo deve ser isso ou aquilo. Parece ser a forma inconsciente ou intencional de fugir ou de incorporar o conflito como um dado da realidade.
  2. Fazer é a única forma de provar que é possível mudar a situação. Nadando se aprende a nadar. Fazer rompe sentimento de impotência e leva à experiência do confronto.
  3. De tanto fazer, os humanos extraíram ricas lições de seus acertos, êxitos e fracassos. Esse acúmulo da prática social vira orientação e inspiração para as perguntas de hoje.
  4. A humanidade aprendeu que quem não sabe onde quer chegar, não chega lá nunca. Então, começou a sonhar, planejar, inventar caminhos e buscar métodos de fazer.
  5. Teoria, projeto, estratégia… são saberes nascidos da sistematização do fazer. Negar a ciência e a experiência histórica é a doença infantil do basismo e do esquerdismo.
  6. Planejar é preciso – ações sem rumo cria ativismo inútil; plano sem ação é burocracia. A prática supera evento, protesto, campanha; é a ação pensada e intencionalizada.
  7. Jogar futebol não é chutar a bola; é chutar a bola com tática, dentro de uma estratégia e chegar ao objetivo (goal). Os perna-de-pau, que só chutam, fazem gol contra.
  8. A ordem é fazer, extrair lições e aplicar criativamente, conforme os tempos, níveis e ritmos. Sempre na tensão – fazer tramando ou tramar fazendo, ao mesmo tempo.
Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]