[email protected]

Os profetas bíblicos denunciavam as injustiças e os males de seu tempo, preparando os caminhos para o reino de Deus. No nosso tempo, esse papel foi assumido na Igreja do Brasil, após o Concílio Vaticano II, por alguns bispos iluminados como Dom Helder Câmara, Dom Luciano Mendes de Almeida, Dom Evaristo Arns, Dom José Maria Pires (falecido ontem, dia 27.08.2017), Dom Pedro Casaldáliga, e ainda por missionários que deram à vida em prol da evangelização.

Entretanto, apesar de todo o empenho do Papa Francisco para que a Igreja volte a ser profética e missionária, exortando para uma evangelização libertadora, infelizmente, a realidade eclesial atual tem se revelado contrária aos esforços desse Papa saído do “fim do mundo”, enviado pelo Espírito Santo para a missão de reformar a Igreja, recolocando em seus alicerces a “Pedra Angular que os pedreiros rejeitaram”, Jesus Cristo e seu Evangelho. Assim, a cátedra de Pedro, a ele designada quando Jesus lhe disse “tu és pedra e sobre esta pedra reconstruirei a minha Igreja”, hoje está sob o profícuo e destemido pontificado do Papa Francisco. Este pontífice, a despeito de todos os percalços, obstáculos e  das dissidências criadas por seus pares do alto clero, continua caminhando, sereno, livre, sem vacilações, mas com muita firmeza e humildade, sob as luzes do Espírito Santo. Que Deus o fortaleça!

Destarte, em face de ser uma angustiante realidade, a escassez de vozes proféticas na Igreja, para denunciar as injustiças dos poderosos, contra os pobres e oprimidos, todavia, mister se faz reconhecer que essa triste lacuna tem sido preenchida por outras vozes, conscientes, corajosas e dispostas a lutar por direito, dignidade e justiça para todos. Nesse aspecto merece referência o exemplo de Lula que, apesar dos seus 71 anos, vários deles vividos em pobreza, tribulações, doença e, atualmente, em intensa perseguição política por parte de juízes e procuradores que tentam desacreditá-lo e liquidá-lo politicamente, mesmo assim, Lula organizou uma caravana cívica pelos Estados do Nordeste para denunciar o desmonte social e político do Brasil e a entrega do patrimônio brasileiro ao capital estrangeiro. Tal proeza insensata e temerária vem sendo perpetrada pelo governo ilegítimo, corrupto e sem escrúpulos, inclusive na tentativa irresponsável de salvar da prisão o atual presidente, denunciado por alta corrupção, traidor que usurpou o poder através de um golpe covarde e diabolicamente tramado pelas elites e pela mídia fascista com a ajuda do poder judiciário.

Nesse sentido, vergonhoso é constatar que alguns juízes e ministros do STF, são inflexíveis com a Constituição e com as leis, mas subservientes e sensíveis à sedução da mídia e do poder econômico, enxovalhando assim o Poder Judiciário e fazendo-o quedar-se cego, mudo e surdo aos clamores do povo por direito, justiça e cidadania. Bem ilustrativa dessa leniência por parte do Judiciário é a perseguição implacável e sistemática de um juiz iníquo e arbitrário que condenou Lula sem provas materiais de um crime que ele não cometeu. Tal fato, que foi amplamente divulgado nos meios de comunicação nacionais e internacionais, tornando-se público e notório, também foi reconhecido no meio jurídico, por renomados juristas, como sendo uma subversão oportunista ao devido processo legal vigente no País, cometida pelo despótico juiz, ao condenar  Lula a mais de nove anos de prisão.

Em que pese tudo isso, vale registrar que a caravana da cidadania, depois percorrer os Estados da Bahia, Sergipe e Alagoas, chegou a Pernambuco onde, também, na capital Recife, Lula foi calorosamente recebido por uma multidão que se aglomerou na Praça do Carmo para vê-lo e ouvi-lo discorrer sobre todo o rosário de absurdos e de desmandos que o atual governo golpista vem perpetrando no País, desde que tal quadrilha de bandoleiros, apoderando-se ilegitimamente do poder, assaltou e destruiu os direitos sociais, conquistados a duras penas pelo povo brasileiro. Era uma multidão embevecida que o aplaudia com amor e gratidão, incansavelmente, sendo a sua presença um conforto e um raio de esperança no meio do caos estabelecido pelo ardiloso golpe.

E assim, à medida em que Lula falava, parece que renascia a esperança. Sua voz rouca e emocionada penetrava nos corações e mentes, renovando as energias desgastadas pela decepção e a impotência que se apoderou do povo, diante do poder do arbítrio e da prepotência instalados pelo golpe. Ao condenar  o golpe, cujas consequências maléficas já atingiram a população atual e pelo que se prevê, vão alcançar  também as gerações futuras, Lula denunciava o objetivo do governo golpista que é destruir primeiro os direitos e depois as liberdades, conforme está previsto no malfadado programa já implantado pelo atual presidente e executado pela camarilha de ministros, restando ferida de morte a democracia e enterrado o estado democrático de direito, transformando o Brasil em terra arrasada.

Diante das denúncias de tantos descalabros, à certa altura do discurso inflamado e verdadeiro de um Lula cansado, mas não abatido, de cabelos brancos, mas com o entusiasmo e a energia de um jovem, alguém, tomado pela emoção, assim falou: “Este homem só pode ser iluminado por Deus”, ao que eu, confirmando, respondi: É um profeta!

E como profeta, sua voz vai continuar ecoando pelo Nordeste afora, no meio dos pobres, desvalidos e desesperançados. Não é sem razão que essa sofrida Região foi escolhida para iniciar a caravana da cidadania. Foi no Nordeste que Lula nasceu e padeceu de fome. Portanto, ele sabe quanto a fome é cruel e quanto são “bem aventurados os que tem fome e sede de justiça, porque serão saciados”.  E abençoado é quem promoveu ações para saciar a fome e a sede de justiça, restaurando assim a dignidade e a cidadania dos necessitados deste País.

É por isso que, se as ‘forças ocultas’, porém, bem conhecidas de todos, deixarem Lula se candidatar, ele será novamente presidente do Brasil. Se não deixarem, mesmo assim, o seu legado permanecerá, porque os efeitos do seu profetismo transcendem o presente e hão de projetar-se para o futuro.

O pátio da Igreja de Nossa Senhora do Carmo, no Centro do Recife, ficou tomado por militantes na noite de ontem

Obs: Imagens enviadas pela autora – Foto: Ricardo Stuckert/ Fotos Públicas –  Diário de Pernambuco

A autora é advogada e militante política em favor da Democracia, pela Verdade e Justiça.

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]