www.defesadafe.org

A maquiagem faz parte do dia-a-dia da maioria de nós mulheres. Algumas são até colecionadoras e sabem tudo sobre a arte de se maquiar. Mas você já se atentou para o fato de que a palavra “maquiagem” tem mais de um sentido? Isso mesmo, a palavra maquiagem pode significar o ato de se utilizar de um conjunto de cosméticos com o objetivo de  alcançar uma melhor aparência, mas também, quando empregada num sentido figurado, descreve uma tentativa de encobrir alguma coisa.

A maquiagem, que a maioria de nós mulheres gostamos muito de usar, é feita no corpo, basicamente no rosto, e tem a finalidade de embelezar o nosso exterior. Mas de acordo com a Palavra de Deus, o ser humano é um ser trino: ele é espírito, habita em um corpo e possui uma alma (Hb 4:12).

Na esfera do nosso espírito, não há maquiagem. Não há como melhorar a aparência dele; ou o nosso espírito está vivo, foi recriado por Deus ou ele está morto, separado de Deus. Não há como fingir isso.

O espírito do homem é a lâmpada do Senhor, que esquadrinha todo o interior até o mais íntimo do ventre. (Provérbios 20:27)

Tudo está revelado diante daquele com quem temos de tratar (Hebreus 4:13). Não há fingimento. Deus, nosso Pai e Criador, nos conhece profundamente em qualquer de nossas dimensões, seja na do corpo (Mateus 10:30), na da alma (Salmos 94:11) ou na do nosso espírito (Zacarias 12:1).

Na realidade, muito além do que qualquer maquiagem, o que pode acontecer em nosso espírito é uma verdadeira cirurgia de mudança de identidade! No momento em que recebemos Jesus, sofremos uma cirurgia em nosso Espírito. O coração de pedra é retirado e recebemos um novo coração, um coração de carne (Ezequiel 36:26). Passamos a ser um espírito recriado (Ezequiel 36:26; Efésios 4:24). Tornamo-nos novas criaturas (2 Coríntios 5:17).

Mas essa cirurgia acontece na esfera do espírito. Não há mudanças no corpo e na alma. Para o bem-estar do corpo devemos continuar cuidando de nossa alimentação e fazendo exercícios físicos, mas e no tocante à alma, como deveremos cuidá-la?

A alma é a responsável pelos nossos pensamentos e emoções, e os cuidados com ela, assim como os cuidados com o nosso corpo, compete a nós mesmos.

A Bíblia nos diz que devemos sempre renovar a nossa mente com a Palavra de Deus:

Que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano;

E vos renoveis no espírito da vossa mente;

E vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade. (Efésios 4:22-24)

Essa renovação da mente é como uma lavagem da alma (Efésios 5:26-27), confrontando o nosso orgulho, as nossas vontades e as nossas prioridades com a soberania de Deus, com a vontade Dele para as nossas vidas e com o que é realmente importante para Ele, as Suas prioridades.

Embora a cirurgia no espírito não produza qualquer dor, o mesmo não acontece na lavagem da alma. Ela muitas vezes é dolorosa, pois para muitas pessoas é difícil aceitar o simples fato de que Deus é bom e que a Sua vontade para as nossas vidas é sempre boa (Romanos 12:2).

Mas assim como um banho retira toda a sujeira do corpo, a lavagem da alma através da leitura da Palavra de Deus nos traz o conhecimento do amor de Deus. Amor este que lança fora todo medo (1 João 4:18), que deseja lidar com as nossas ansiedades (1 Pedro 5:7) e que supre todas as nossas necessidades (Mateus 6:31-33; Filipenses 4:19).

Que a maquiagem em nosso rosto e o cuidado com o nosso corpo possam sempre fazer parte da nossa vida, mas que nunca esqueçamos que a verdadeira beleza da mulher está em agradar a Deus.

O enfeite delas não seja o exterior, no frisado dos cabelos, no uso de jóias de ouro, na compostura dos vestidos;

Mas o homem encoberto no coração; no incorruptível traje de um espírito manso e quieto, que é precioso diante de Deus.  (1 Pedro 3:3-4)

Que, por meio da meditação nos ensinamentos de Deus e nos Seus planos para a nossa vida, possamos crescer na beleza que a lavagem da Palavra de Dele nos traz.

A leitura da Palavra produzirá uma limpeza em nossa alma de todo o pensamento e emoção que não estão em linha com os planos de Deus para nós, possibilitando que fique claro em nossa mente aquilo que nós, mulheres cristãs, já somos no espírito: filhas lindas, muito queridas e poderosas em Deus.

Obs: Imagem enviada pela autora



busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços

ExposiçãoDesenhos

Série "Natureza"

Série Natureza

DeJanelaEmJanela

DeCostas

Série "Detalhes"

Série "MoradaImprovisada"

Série Morada Improvisada

Finados

Tratando de peixe

Série Flores

Série Flores

Esporte na Colônia

Série Natureza 01

Série Natureza 05

Caxambu

Caxambu

Caxambu – 02

Caxambu – 01

Penumbra…

Aglomeração…

Portão florido…

Barra Palace

Conjunto Harmonioso…

Reunião privada…

Espaços ocupados…

Arquitetura Perfeita…

Convergência II

Convergência I