www.defesadafe.org

A maquiagem faz parte do dia-a-dia da maioria de nós mulheres. Algumas são até colecionadoras e sabem tudo sobre a arte de se maquiar. Mas você já se atentou para o fato de que a palavra “maquiagem” tem mais de um sentido? Isso mesmo, a palavra maquiagem pode significar o ato de se utilizar de um conjunto de cosméticos com o objetivo de  alcançar uma melhor aparência, mas também, quando empregada num sentido figurado, descreve uma tentativa de encobrir alguma coisa.

A maquiagem, que a maioria de nós mulheres gostamos muito de usar, é feita no corpo, basicamente no rosto, e tem a finalidade de embelezar o nosso exterior. Mas de acordo com a Palavra de Deus, o ser humano é um ser trino: ele é espírito, habita em um corpo e possui uma alma (Hb 4:12).

Na esfera do nosso espírito, não há maquiagem. Não há como melhorar a aparência dele; ou o nosso espírito está vivo, foi recriado por Deus ou ele está morto, separado de Deus. Não há como fingir isso.

O espírito do homem é a lâmpada do Senhor, que esquadrinha todo o interior até o mais íntimo do ventre. (Provérbios 20:27)

Tudo está revelado diante daquele com quem temos de tratar (Hebreus 4:13). Não há fingimento. Deus, nosso Pai e Criador, nos conhece profundamente em qualquer de nossas dimensões, seja na do corpo (Mateus 10:30), na da alma (Salmos 94:11) ou na do nosso espírito (Zacarias 12:1).

Na realidade, muito além do que qualquer maquiagem, o que pode acontecer em nosso espírito é uma verdadeira cirurgia de mudança de identidade! No momento em que recebemos Jesus, sofremos uma cirurgia em nosso Espírito. O coração de pedra é retirado e recebemos um novo coração, um coração de carne (Ezequiel 36:26). Passamos a ser um espírito recriado (Ezequiel 36:26; Efésios 4:24). Tornamo-nos novas criaturas (2 Coríntios 5:17).

Mas essa cirurgia acontece na esfera do espírito. Não há mudanças no corpo e na alma. Para o bem-estar do corpo devemos continuar cuidando de nossa alimentação e fazendo exercícios físicos, mas e no tocante à alma, como deveremos cuidá-la?

A alma é a responsável pelos nossos pensamentos e emoções, e os cuidados com ela, assim como os cuidados com o nosso corpo, compete a nós mesmos.

A Bíblia nos diz que devemos sempre renovar a nossa mente com a Palavra de Deus:

Que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano;

E vos renoveis no espírito da vossa mente;

E vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade. (Efésios 4:22-24)

Essa renovação da mente é como uma lavagem da alma (Efésios 5:26-27), confrontando o nosso orgulho, as nossas vontades e as nossas prioridades com a soberania de Deus, com a vontade Dele para as nossas vidas e com o que é realmente importante para Ele, as Suas prioridades.

Embora a cirurgia no espírito não produza qualquer dor, o mesmo não acontece na lavagem da alma. Ela muitas vezes é dolorosa, pois para muitas pessoas é difícil aceitar o simples fato de que Deus é bom e que a Sua vontade para as nossas vidas é sempre boa (Romanos 12:2).

Mas assim como um banho retira toda a sujeira do corpo, a lavagem da alma através da leitura da Palavra de Deus nos traz o conhecimento do amor de Deus. Amor este que lança fora todo medo (1 João 4:18), que deseja lidar com as nossas ansiedades (1 Pedro 5:7) e que supre todas as nossas necessidades (Mateus 6:31-33; Filipenses 4:19).

Que a maquiagem em nosso rosto e o cuidado com o nosso corpo possam sempre fazer parte da nossa vida, mas que nunca esqueçamos que a verdadeira beleza da mulher está em agradar a Deus.

O enfeite delas não seja o exterior, no frisado dos cabelos, no uso de jóias de ouro, na compostura dos vestidos;

Mas o homem encoberto no coração; no incorruptível traje de um espírito manso e quieto, que é precioso diante de Deus.  (1 Pedro 3:3-4)

Que, por meio da meditação nos ensinamentos de Deus e nos Seus planos para a nossa vida, possamos crescer na beleza que a lavagem da Palavra de Dele nos traz.

A leitura da Palavra produzirá uma limpeza em nossa alma de todo o pensamento e emoção que não estão em linha com os planos de Deus para nós, possibilitando que fique claro em nossa mente aquilo que nós, mulheres cristãs, já somos no espírito: filhas lindas, muito queridas e poderosas em Deus.

Obs: Imagem enviada pela autora

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]