[email protected]
http://www.blogdeinamlo.blogspot.com.br/
http://meloina.blogspot.com.br/
http://www.inamelo.blogspot.com.br/

O Rio de Janeiro é sem dúvida uma das mais belas cidades do mundo e não é em vão que a denominam de Maravilhosa. Revisitar o Rio é igual a fazer amor com alguém especial ou degustar um bom vinho. Vale a pena repetir. Que me desculpem os franceses.  Rio e Paris se afinam e se completam. Uma tem rios à outra tem mar. O Cristo Redentor é a nossa Torre Eiffel.

A musicalidade alegre e irreverente da cidade abraça o classicismo francês. Bendito o seu primeiro governador que introduziu entre os nativos o bom gosto e a arte. O Rio é poesia, é música, é amor. A sua topografia representa um encanto para os olhos do mundo. O meu neto Breno, aos onze anos inteligentemente, vendo-me cantar loas e louvores à cidade disse: “Deus criou o mundo e desenhou o Rio de Janeiro”. Devemos concordar, pois só um grande e inspirado arquiteto poderia delinear morros e montanhas, entrelaçados com o mar formando um “dégradé” de cores e de luz que encanta os olhos e toca ao coração.

Perdi as contas de quantas vezes vim por aqui. Agora, muito mais feliz, acompanhada de filhas e netos. Que bom! Um velho sonho realizado. Nada melhor do que poder ver o brilho nos olhos dos jovens quando a visitam pela primeira vez. Tudo é encanto! Emoção! Bem diferente de nós maduros, eles não nos acompanham nos nossos encantamentos, mas à sua maneira curtem a cidade, os bares e a praia. Ipanema e Copacabana com suas águas geladas os fizeram vibrar.

Para mim velha andarilha do mundo, vir ao Rio é sempre um grande presente. Apesar dos desmandos do governo carioca, algo de bom ficou. A revitalização do centro da cidade. O velho casario, apesar de ainda não recuperados, estão à mostra, lembrando um Rio colonial, onde podemos respirar as histórias da Côrte Portuguesa.

E foi passeando no VLT, novo, limpo e veloz que me deliciei por uma tarde inteira, parando em vários locais, indo e vindo como um turista de primeira viagem. Acompanhada de Ana Paula, visitamos o Museu do Amanhã, o Museu Oceanográfico e a Ilha Fiscal.

Apesar de estar cercada de comunidades às vezes perigosas, o encanto da cidade do Rio de Janeiro não acabou. À noite, com o Cristo iluminado abraçando e abençoando a todos sem distinção de classe e cor, temos à nossa volta, os morros iluminados brilhando quais árvores de Natal. Viva o Rio de Janeiro, cidade que representa a alma do povo brasileiro, alegre e feliz! (Maio/2016)

Obs: Imagem enviada pela autora.

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]