foto dgilberto nova

https://www.facebook.com/DiocesedeCratoCE/

Todo encontro misericordioso com o senhor é um encontro que gera vida. Vocês concluem um tríduo orante reflexivo que vos ajudou a se aproximarem mais do Senhor. A misericórdia do Senhor nos faz pessoas novas. Todos aqueles que são atingidos pela misericórdia do Senhor não podem permanecer estáticos. É necessário sair, comunicar, dizer ao outro a experiência vivida com o Senhor.

Se no encontro com o Senhor eu não renovo minha vida, coloquemos em cheque este encontro.

Como é ruim uma vida sem significado, sem objetivos, sem esperança. Os discípulos estavam cabisbaixos, trancados em si. Como podemos ser cristãos trancados? Como podemos professar a fé fechados em nós mesmos, em nosso grupo, em nossa pastoral? Jesus é aquele que vence todo pecado, mas também todo fechamento.

O anúncio de Jesus “a paz esteja com todos vocês”, relatada no evangelho do dia (Jo 20,19-31), traz,  a presença do ressuscitado que afasta todo medo, que gera alegria. Os discípulos experimentam a misericórdia do Senhor e recebem essa misericórdia para distribuir largamente a todos aqueles que reconhecerem o seu pecado, seu distanciamento do Senhor, as mazelas da vida.

O evangelista diz que Tomé não estava com os discípulos quando Jesus apareceu e por isso não acreditou quando eles o comunicaram a presença do ressuscitado entre eles.
Será que não faltou fé na comunidade para transmitir à Tomé a experiência com o ressuscitado? Será que quando a comunidade transmitiu esta mensagem à Tomé eles transmitiram com vida?

Talvez a dúvida de Tomé não foi só em relação a ressurreição do Senhor, mas na maneira como a comunidade comunicou a ele. Isso nos faz perguntar sobre a nossa maneira de evangelizar. Será que nós convencemos as pessoas de que Jesus é misericordioso? Somos, para estas pessoas, sinais da misericórdia do Senhor? A minha fé gera nas pessoas alguns questionamentos? Eu sou causa de evangelização, de conversão na vida das pessoas?”

O cristão é aquele que vive a misericórdia do Senhor, aquele que se alimenta com a eucaristia, da fração do pão, que vive os ensinamentos dos apóstolos, que vive o que a Igreja diz na comunhão fraterna. A consequência da misericórdia de Deus em nossa vida nos leva a viver em comunidade e uma comunidade cristã é uma comunidade orante, que escuta o que o Senhor tem a falar, tendo na eucaristia o maior sinal da misericórdia de Deus em nossa vida” (23.04.17)

Obs: Durante a tarde deste domingo (23.04.17), dom Gilberto Pastana presidiu a celebração de encerramento da festa da Misericórdia, na Paróquia Santo Antônio- Santuário da Divina Misericórdia, em Barro- CE

Essa festa, que é celebrada anualmente, teve início dia 20 de abril e ofereceu como temática para reflexão dois versículos do evangelho de Jesus retirados do primeiro capítulo (Lc 1,49-50): “Sua Misericórdia se estende de geração em geração, pois Santo é o Seu nome”, oportunizando também a vivencia do Ano Mariano e as comemorações pelos 300 da aparição da imagem milagrosa de Nossa Senhora Aparecida, encontrada no rio Paraíba do Sul em 1717. 

A Paróquia Santo, único Santuário do Ceará dedicado a Divina Misericórdia, foi elevada a essa dignidade no dia 7 de abril de 2013. Já a instituição da festa da Misericórdia para toda a Igreja no primeiro domingo após a Páscoa, foi proclamada no Jubileu do ano 2000, por São João Paulo II.

Obs: O autor é Bispo Diocesano de Crato

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]