dom helder o aniversario da mae

http://institutodomhelder.blogspot.com.br
[email protected]

Na próxima semana estaremos celebrando a Paixão de Cristo e, a grande festa da sua ressurreição. Deixamos aqui um texto de Dom Helder, escrito na Semana Santa de 1974. Vale uma boa reflexão.

Meus queridos amigos

É difícil encontrar, no Brasil e em toda a América Latina, igreja ou capela antiga sem imagem da Paixão: o esquife com a imagem do Senhor morto; a imagem de Nossa Senhora das Dores; a imagem do Bom Jesus, com a cruz aos ombros.

E em vários lugares, ainda se faz a Procissão dos Passos: a imagem do Cristo, acompanhada por multidão imensa, lembrando as passagens principais do caminho para o Calvário.

No Recife, a Procissão dos Passos foi na sexta-feira passada. Em Olinda, será na tarde de hoje.

Permitam que eu deixe aqui duas lembranças fraternas para quem vir imagens assim ou participar dessas procissões.

A primeira lembrança é a de que só adianta nos comovermos diante da imagem de Cristo coroado de espinhos, coberto de suor e de sangue, se nos lembrarmos de que muito mais do que imagem, encontramos o Cristo assim, em nosso caminho, todos os dias.

No ano passado, em nossa cidade, um ladrão entrou numa igreja, abriu o Sacrário, levou as ambulas em que estavam hóstias consagradas.

Mas o que interessava a ele eram as ambulas, com o interior banhado a prata ou ouro… As hóstias consagradas, ele as jogou na lama. Quando, horas depois as hóstias foram encontradas, mergulhadas na lama, houve um arrepio na cidade.

Que horror! Cristo na lama!

Houve quem lembrasse uma procissão de desagravo. Foi quando sementei: Como somos cegos! Nós temos Cristo na lama, de modo permanente, em volta de nós! Quanto mocambo, quanto barraco que não merece o nome de casa e não raros mocambos, barracos mergulhados na lama! Aqui está a primeira ideia que nos deve acompanhar sempre, mas, sobretudo durante a Semana Santa: ótimo contemplar a imagem do Bom Jesus dos Passos. Ótimo fazer a Via Sacra, e fazendo a Via Sacra e contemplando o Bom Jesus dos Passos nossos olhos se abrem para descobrir o Cristo vivo em quem está sofrendo, humilhado, oprimido…

Outra ideia importantíssima é não parar na Sexta-feira Santa. É verdade: Cristo sofreu, morreu, foi enterrado. Mas ressuscitou!

Venceu a morte! Não é um fracassado. Venceu nosso Libertador. E Ele quer que nós continuemos o seu trabalho para libertar o Mundo do pecado e das consequências do pecado, do egoísmo e das consequências do egoísmo. Gravemos esta verdade: se cada um de nós fosse um pouco menos egoísta, o mundo mudaria! Sexta-feira, 5.4.1974

Obs: crônica escrita por Dom Helder Camara, especialmente para o seu programa UM OLHAR SOBRE A CIDADE.
.Imagem e texto enviados pelo IDHEC – Instituto Dom Helder Camara
. Ver AUTORIZAÇÃO do IDHEC no item  OBRAS LITERÁRIAS.

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]