paulo candea a impessoalidade

Sou de um tempo no qual as pessoas relacionavam-se de uma forma mais verdadeira e sincera, isso pode até parecer meio saudosista, mas não é justamente isso que as pessoas sempre buscaram e ainda hoje buscam?

O advento da INTERNET e principalmente do FACEBOOK permitiu que o acesso a informação se tornasse mais amplo e que com isso as pessoas também pudessem crescer, mas também trouxe com ela a impessoalidade nas relações, mas, o que é isso? É bem fácil de entender!

Já perceberam como no Facebook as pessoas tornam-se CORAJOSAS? Por causa daquilo que chamo de PROCESSO DO ANONIMATO IDENTIFICADO. Lembro-me como era tão bom o tempo em que as pessoas relacionavam-se olho no olho.

Lembro-me de no ano passado ter recebido muitas felicitações por conta da passagem da data de meu aniversário, aonde grande parte delas foi via Facebook, e agradeço à todos, mas sabe de uma coisa, as que estão ainda hoje gravadas em meu coração foram aquelas que recebi pessoalmente ou por telefone, porque foi através delas que de fato senti a emoção emanada do coração do outro. Por mais belas que sejam as postagens, mas são imagens e palavras escritas, mas a palavra articulada é transmitida de coração a coração.
Então um conselho para todos:

Que todos continuemos usando cada vez mais Internet e Facebook como ferramentas fantásticas de informação e redução da distância entre as pessoas, mas lembremos sempre que elas, em hipótese alguma substituem as relações interpessoais,então:

Quando você tiver algo importante para dizer ao outro, a não ser que a distância o impeça, diga-o com sua voz, não use internet para isso;

Quando quiser que seu coração fale, a não ser que a distância o impeça, diga-o com sua voz, não use internet para isso;

Quando, por exemplo, quiser acabar um relacionamento, respeite o outro, e a não ser que a distância o impeça, diga-o com sua voz, não use internet para isso;

Quando precisar abandonar ou mesmo afastar-se do AIKIDO, a não ser que a distância o impeça, diga-o com sua voz ao seu Sensei, não use internet para isso;

Quando você quiser tomar satisfações com alguém ou “rodar a baiana”, a não ser que a distância o impeça, diga-o com sua voz, não use internet para isso;

Enfim não deixe que as relações tornem-se impessoais e “ENFRAQUEÇAM”, como hoje acontece, por causa da “internet ou facebook”. Viva o mais intensamente que você possa os momentos que podem ser divididos com seu próximo. Aquilo que você tem hoje poderá não ter amanhã, e com toda sinceridade, amanhã não adianta lamentar-se.

Será que no mundo de hoje as pessoas mudaram tanto que não tem mais tempo sequer para aproximar-se do outro olhar nos olhos e dizer coisas como: “Por favor”, “Obrigado por tudo”, “Gosto de você”, “Estou com saudades” ou mesmo “EU TE AMO”?

Que tal meditarmos sobre tudo isso?

Obs: Imagem enviada pelo autor.

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]