ranuldo comentar a vida

Às vezes, nos pedem opinião sobre outras pessoas. É uma tarefa melindrosa comentar a vida alheia, mesmo quando é necessária. Opinar sobre pessoas ajuda a apreciá-las, a iniciar relações e informar outros. Mas, é preciso ter em mente que qualquer olhar junto com fatos e imagens reais, há idealizações, generalizações, desinformação, preconceitos… afinal, “o coração dos outros é terra que ninguém anda”… e não dominamos “razões que a própria razão desconhece”…
Na prática, será sempre prudente observar vários pensamentos construídos, aprendidos e cultivados, indispensáveis na hora de falar e avaliar a trajetória das pessoas. Entre essas muitas lições, pode-se destacar as seguintes:
a. Analisar comportamentos e situações nos obriga ao exercício de separar dimensões que só existem no conjunto. Só se entende a unha, o coração e o cérebro, na unidade de um corpo.
b. Uma coisa que caracteriza o ser humano é sua incompletude. Ninguém está pronto. Há exemplos de permanentes mudanças, conforme se convencionou socialmente, para melhor ou para pior.
c. Costuma-se falar de defeito a ausência de qualidades que deveria ter um ser humano, caso houvesse um ser humano normal ou ser humano padrão. Defeito seria é, então, um desvio derivado de uma escolha.
d. A vontade de ser perfeito, já levou gente ao perfeccionismo (moralismo, ritualismo, intolerância) que transforma a pessoa naquilo que combate. Atrás da arrogância, uma insegurança; atrás da rudeza, um apelo por afeto…
e. Erros e desvios são humanos. A grandeza da pessoa humilde é reconhecer, assumir e converter-se (voltar ao leito de onde não deveria ter saído), sem nunca projetar em outros, o próprio mal que pratica.
f. Há momentos pedagógicos em que não se entende, não se concorda, mas se espera. Mas, há situações, em casa e na sociedade, em que é preciso alertar, denunciar e combater posições pelo mal que produzem.
g. A pessoa é o que é; ou melhor, é o que fizeram dela e o que ela fez do que fizeram dela. Traz a herança de antepassados, influência do meio e do tempo em que vive e do esforço pessoal de construção.(1º. de março/17)

Obs: Imagem enviada pelo autor.

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]