foto dom helder1

http://institutodomhelder.blogspot.com.br
[email protected]

Na quarta-feira de cinzas iniciamos o período quaresmal, onde temos um tempo propício para refletirmos sobre nossas ações e sobre os nossos arrependimentos, do que fizemos e do que deixamos de fazer. Este texto de Dom Helder nos dá um bom mote para refletirmos sobre o que estamos fazendo para, pelo menos, diminuir a fome de nossos irmãos.

Meus queridos amigos

Está no Livro Santo esta palavra: “Quem não quiser trabalhar, não tem direito de comer.” E que pensar, meu Deus, de quem se mata de trabalhar e leva para casa um salário de fome e de morte?…

Com toda calma, com toda delicadeza, gostaria de convidar todos os cristãos e todas as cristas que andam tristes com a Igreja, achando que ela está esquecendo as grandes verdades da fé, para meter-se em política, e vive tratando de assuntos de que não entende, gostaria de pedir que se dessem a certos cuidados, dos quais apontarei alguns exemplos:

Tem uma ideia de quantas favelas existem no chamado Grande Recife? Já visitaram, por dentro, com olhos de ver e ouvir, algumas de nossas favelas? Encontramos pessoas sem trabalhar, já experimentaram ajudar a encontrar trabalho para quem quer trabalho e
não encontra?

Já fizeram a experiencia de verificar que feira se pode fazer com um salário mínimo, salvando o dinheiro do aluguel do mocambo?

Já perguntaram, em secretarias dos governos, quantas famílias não tem nem um salário mínimo? E quantas tem um? E quantas tem dois salários mínimos? Já perguntaram, em secretarias do governo, quantas pessoas sem trabalho temos no Grande Recife?

Minha irmã e meus irmãos em Cristo, que andam tristes com a Igreja, achando que ela só cuida de política e não pensa mais nos sacramentos, na pregação contra o pecado, na lembrança de vida eterna, lembrem-se de Nossa Senhora nas Bodas de Caná: ela pediu um milagre a seu Divino Filho e Nosso Salvador, Jesus Cristo, porque viu que ia faltar vinho para os convidados. Que estará fazendo Nossa Senhora, vendo a fome atingindo — não se espante! — milhões em nossa cidade e em nosso Nordeste! E gente sem trabalho!

E gente sem casa!

Política, queridas irmãs e queridos irmaõs em Cristo, não é só política partidária. Política é, antes de tudo, preocupação com grandes problemas humanos e com os direitos fundamentais do homem.

Cristo veio trazer paz ao mundo. Pode haver paz se as injustiças só fazem crescer? Não vão na onda de quem diz que primeiro é preciso preparar o bolo, para depois dividi-lo… O bolo já está preparado e está sendo comido.

Sem querer de modo algum pregar ódio ou violencia, permitam mais um conselho irmão, nesta hora em que há tanta gente na miséria e na fome, procurem saber, mais de perto e mais de dentro, o que anda acontecendo no mundo das mordomias!…(Terça-feira, 2.12.1980)

Obs: crônica escrita por Dom Helder Camara, especialmente para o seu programa UM OLHAR SOBRE A CIDADE.
.Imagem e texto enviados pelo IDHEC – Instituto Dom Helder Camara

. Ver AUTORIZAÇÃO do IDHEC no item  OBRAS LITERÁRIAS.

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]