Edilberto-2015-blogatualizado

[email protected]
https://blogdopadresena.wordpress.com

Qual o peso da mineração explorada na Amazônia? Quanto rende para as populações da região e para a mãe natureza? Segundo o Ministério do Meio Ambiente a Amazônia brasileira detém 20 por cento da água doce do planeta, 25 por cento das florestas do mundo, mais uma imensa biodiversidade e um subsolo riquíssimo em minérios.

Ao mesmo tempo é escandalosamente visível o saque das florestas (18% desmatadas em 30 anos recentes) e minérios, além da contínua poluição dos rios com garimpagem, sujeira humana e barragens hidroelétricas. Na questão mineral justifica dizer que a Amazônia é um eldorado fantástico. Nos nove estados  da região são explorados: ouro, ferro, bauxita, chumbo, cobre, caulim, estanho, prata, calcário, gipsita, níquel e vários outros minérios, além do petróleo.

Dessa riqueza, a Amazônia exportou em 2012, 117 bilhões de reais. Só o Estado do Pará em 2015, 28 bilhões de reais em minérios. Onde está o saldo dessa exportação? Por causa de uma criminosa lei Kandir, as empresas são isentas de pagar imposto de exportação, mas não isentas de deixarem os buracos e a devastação nos locais de extração. Os povos da Amazônia continuam pobres, sem assistência razoável à saúde, sem educação de qualidade, sem empregos garantidos.

Desse comércio extrativista depredador, fica na região apenas o Imposto de circulação de mercadoria, o ICMS. Mas, como é aplicado esse tal ICMS? Dizem que uma parte fica no município minerador. Mas onde e como é aplicado? Quem domina essa lei, afirma que o prefeito não é obrigado a definir a aplicação desse recurso. Só presta conta no papel, para o Tribunal de Contas.

Alguma organização da sociedade civil da Amazônia sabe como seu prefeito aplica o ICMS da extração mineral? Um exemplo do Pará: em 2015 o município de Juruti recebeu 11 milhões de reais da bauxita; Oriximiná recebeu 32 milhões de reais da bauxita; Itaituba recebeu 18 milhões de reais do ouro e calcário. Alguém desses municípios sabe como foi aplicado esses recursos?

A cada ano a Amazônia fica mais pobre, suas riquezas saem e o bioma fica mais vazio. Por que ninguém reage?

Obs: O autor é membro da organização da Caravana 2016
 Coordenador da Comissão Justiça e Paz da Diocese de Santarém (PA) e membro do Movimento Tapajós Vivo.
Autor dos livros: Amazônia: o que será amanhâ? (Vol I e II) e Uma revolução que ainda não aconteceu.

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]