Rômulo Vieira 1 de março de 2017

Ainda como reconhecimento ao Dia Internacional das Mulheres gostaria de manifestar minha admiração por elas, e prestar-lhes uma homenagem, lembrando algumas mulheres brilhantes da história mas inicio com as palavras de Chico Buarque que disse em sua música Roda Viva:

Tem dias que a gente se sente
Como quem partiu ou morreu
A gente estancou de repente
Ou foi o mundo então que cresceu…

Sem dúvida o mundo cresceu e continua crescendo graças a espíritos privilegiados, cérebros brilhantes, pessoas magníficas e dentre estas pessoas temos que reconhecer, referenciar, prestar homenagens a várias delas e hoje como dia internacional da mulher gostaria de apresentar minha admiração, que por pura segurança e para não cometer injustiças, limitar-se-á apenas a algumas que já vivem outro plano, além desse nosso pequenino mundo, que alguns  até o denominam de mundo cruel.

Mas como não ver a beleza desse mundo quando nos deleitamos com as poesias de Cora Coralina e Cecília Meireles. Como não acreditarmos na alma humana quando conhecemos os exemplos de vidas de Madre Tereza de Calcutá: “Tenha em mente que a pele fica enrrugada, o  cabelo se torna branco, os dias se transformam em anos, mas o mais importante não muda: sua força interior” e da Irmã Dulce o anjo bom da Bahia que promoveu tanto a vida. Que soube como poucas dedicar sua vida a vida de outras pessoas. Ouvi certa vez que a alguém se dirigiu  a este anjo que estava cuidando de uma pessoa  repleta de feridas e lhe disse: “ Eu não faria este serviço por dinheiro nenhum” ao que ela respondeu: “ Por dinheiro, eu também não faria”. Só almas grandiosas podem viver assim despojadas das misérias da vida.

Como não acreditar no avanço da ciência quando tivemos a dedicação incomensurável da Marie Curie, física polaco-francesa que dedicou-se integralmente ao seu laboratório e trouxe-nos  maravilhas com o seu trabalho. Pode-se perceber que sua  inteligência não desvinculou-se de sua grandeza: “ Nada na vida deve ser temido, somente compreendido. Agora é hora de compreender mais para temer menos”. E a lição da estadista Golda Meir: “Quem  não sabe chorar de todo o coração, também não sabe rir” .  Quem poderia imaginar tanto amor em uma senhora que precisava ser dura, enfrentava discriminações por sua condição de mulher, nunca perdeu o seu coração para as amarguras da vida.

São várias as mulheres que devem ser referências para quem acredite em um mundo melhor. A mulher sempre esteve no centro do Universo, sempre foi destaque em todas as áreas da humanidade inclusive como grande guerreira. Como não falar de Joana D’Arc que recuperou a honra, a auto estima e o desenvolvimento da França, hoje considerada a sua padroeira. Que mulher brilhante, maravilhosa, corajosa, determinada. Nem mesmo na fogueira, imposta pela inquisição, negou a sua crença, sua fé, as vozes que lhe instruíam. Hoje alguns atribuem a sua capacidade de receber as orientações de seus mentores (São Miguel, Santa Catarina  e Santa Margarida) a sua mediunidade. Mas que importa como ela recebeu tais manifestações, ela foi escolhida por uma força superior (por que não acreditar em Deus?)  para realizar a sua grande missão. E a cumpriu com firmeza, abnegação, coragem e hoje a igreja, que a condenou a tem como Santa.

Mas dentre todas estas mulheres brilhantes uma é majestosa, nossa mãe, nossa senhora, nossa guia: Maria luz do mundo e nossa protetora. Por ela peço por todas as mulheres neste dia, não importa se são brilhantes ou não, o importante é que são mulheres e como tal estarão sempre brilhando em nossas vidas. Feliz dia internacional da mulher, à todas.

Obs: O autor, Prof. Dr. Rômulo José Vieira é Acadêmico da Academia de Ciências do Piauí; Acadêmico da Academia de Medicina Veterinária do Piauí; Acadêmico correspondente da Academia de Medicina Veterinária do Ceará; Acadêmico correspondente da Academia Pernambucana de Medicina Veterinária.

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]