foto dgilberto nova

https://www.facebook.com/DiocesedeCratoCE/

“Quando os discípulos de João perguntam a Jesus se ele era o Messias, na passagem do evangelho de hoje (Lc 7, 19,23), ele não disse: ‘Sou eu’. Ele disse o que está acontecendo: ‘Ide a João dizer o que vocês estão vendo e ouvindo’. É preciso ver e ouvir. Isso nos faz também recordar a nós. Quem nós ouvimos hoje? Quem nós escutamos hoje? Quem, na verdade, forma a nossa consciência hoje? As nossas atitudes são tomadas a partir de que e de quem? Quem é que influencia na nossa casa? Quem influencia em nossa vida? É a catequese que nós recebemos na Igreja ou as novelas da Rede Globo? O que nós repetimos? O que tem mais força? É o que a catequese nos ensina? É o que os nossos pais nos dizem? Ou é a porcaria que nós aprendemos com as novelas ou programas que não educam em nada a vida humana? O que nós vemos? Vemos a necessidade da comunidade? As necessidades da vida? Ou vemos as propagandas dos melhores celulares, das melhores televisões, das melhores casas? E isso nos fascina, isso cria dentro de nós desejos… São desejos de Deus? Jesus responde aos discípulos: ‘Ide e dizei a João o que vocês estão vendo e ouvindo’. O que os discípulos de João viram? ‘Os cegos veem, os surdos escutam, os paralíticos andam’. Que cegos são esses? Será que são os cegos de nascença? Ou são os cegos que dizem que enxergam, mas só enxergam o que lhe interessa, o que não interessa ele faz de conta que não ver. Esses são os piores cegos. Jesus cura todos os cegos que não enxergam os sinais. Os discípulos de Jesus, os que topam segui-lo, tem que mudar seu modo de ver as coisas, não podem ver a partir do mundo, mas sim a partir do reino, a partir de Deus. Quem são os surdos? São os doentes físicos ou aqueles que não ouvem a palavra de Deus? Não acreditam, não escutam, não a interiorizam em sua vida? Por fim, quem são os paralíticos? Para onde nós andamos? Qual é o nosso rumo? Conhecemos bem o caminho da casa do Senhor? Somos capazes, mesmo na escuridão, de encontrar este caminho? De sabermos chegar a esta casa sozinho ou acompanhado? Esta casa se torna minha casa? Eu conheço essa casa? Paralitico é aquele que não anda ao caminho do outro, que não vai encontro do outro, aquele que não caminha para casa do Senhor, este é o paralitico”.

D. Gilberto Pastana na celebração do Crisma, em Barro- CE, dia 14 de dezembro.

Obs: O autor é Bispo Diocesano de Crato

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]