domfoto nova1

www.dedvaldo.blogspot.com.br
[email protected]

“Deve haver relação respeitosa com a vida, o meio ambiente e a cultura dos povos nativos. Esse é, precisamente, um dos maiores desafios em todas as partes da terra, até porque a degradação do ambiente é sempre acompanhada pelas injustiças sociais. O desafio global pela preservação, pelo qual passa hoje toda a humanidade, exige o envolvimento de cada pessoa com a comunidade. Os povos originários de cada bioma, ou que tradicionalmente neles vivem, oferecem exemplo claro de como a convivência com a criação é possível e deve ser respeitosa” –  afirmou Papa Francisco em sua mensagem à Igreja do Brasil, por ocasião da abertura da Campanha da Fraternidade no início desta Quaresma.

O tema da Campanha foi assim apresentado pela Conferência dos bispos do Brasil: “Fraternidade, biomas brasileiros e defesa da vida”, com o lema: “Cultivar e guardar a criação.” Este tema foi surpreendentemente tratado, com extensão e profundidade, já na encíclica papal “Laudato sì”, de 24 de maio de 2015, com abundantes referências aos ensinamentos do Papa S. João Paulo II e do episcopado mundial.

São seis os biomas brasileiros, cada vez mais destruídos pela ação predatória do homem: a mata atlântica, em todo o litoral, a caatinga no interior do Nordeste, o cerrado no centro do país, onde está Brasília, o pampa no Sul, o pantanal na região do Mato Grosso e a mata amazônica sobretudo no Amazonas e Pará. É a urbanização e a expansão das atividades agropecuárias, que têm provocado esse impacto destruidor sobre os biomas brasileiros, cada vez mais expressivo, iniciado com a colonização.

“Cada cristão – é sugestão do Cardeal de Brasília e presidente da CNNB, Dom Sérgio da Rocha – pode viver essa Campanha da Fraternidade com simplicidade, em seu ambiente familiar, mediante ações de preservação ambiental como, por exemplo,  o cuidado com a água, seja a de beber, seja a de uso doméstico, o cuidado com o lixo doméstico, a preservação de seu quintal e seu jardim” – já raros nesses tempos de edifícios de apartamentos…

Já os dois apóstolos populares do Nordeste, Pe. Cícero Romão Batista e Pe. Ibiapina davam conselhos preciosos de preservação ambiental  ao povo nordestino. Dizia o nosso querido Pe. Cícero do Juazeiro, entre outros conselhos: ”Não derrube o mato, nem mesmo um só pé de pau; não plante em serra acima, nem faça roçado em ladeira muito em pé; deixe o mato protegendo a terra para que a água não o arraste e não se perca sua riqueza; plante cada dia pelo menos um pé de algaroba, de caju, de sabiá ou outra planta qualquer, até que o sertão todo seja uma mata só; aprenda a tirar proveito das plantas da caatinga, como a maniçoba, a favela e a jurema; elas podem ajudar a conviver com a seca.”

Sábios conselhos da experiência pastoral com o nosso povo nordestino…

Obs: O autor é  arcebispo emérito de Maceió.

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]