DDemetrio blog

www.diocesedejales.org.br

Olhando o conjunto de toda a Sagrada Escritura, constamos que ela é plural.  A própria palavra “bíblia”, que parece singular, é um plural indiscutível, que a língua grega atesta, nos dizendo que se trata de “livros”, no plural, e não um só, o singular.

Brincando um pouco com as palavras, podemos o usar a palavra “singular” não só no sentido de um só, que o número um testemunha, mas também no sentido de “precioso”, “especial”, “característico”.  Aí sim, dá para dizer que “o singular da Bíblia é que ela nos traz uma pluralidade de experiências humanas, e a insondável riqueza do único mistério de Deus, que se faz presente na diversidade das situações humanas.

Aí chegamos perto do que é a Bíblia. Ela traz relatos da vida humana, os mais diversos e possíveis, desde guerras e ódios, até alianças e amores. Assim a Bíblia se tornou espelho do mundo, pela diversidade de suas narrativas humanas. E se torna testemunha do mistério de Deus, pela inesgotável misericórdia que foi se manifestando nas diversas situações que a Bíblia descreve.

Assim, um bom singular se conjuga perfeitamente com um autêntico plural.

Muitas realidades humanas, descritas e testemunhadas, e um Deus verdadeiro e único, que quis fazer aliança com a humanidade através do seu Filho e na força do seu Espírito. Não existe nada mais singular do que este livro, plural e único ao mesmo tempo.

Obs: O autor é Bispo Emérito de Jales.

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]