ranulfo sobre o significado

Quem é minha família?

1.Em tempos de encontro familiar, de várias formas, uma pergunta fica rondando: quem é nossa família? Pois, na origem, a palavra família significa “criadagem como propriedade de um homem” e, em alguns países, a palavra família significa quadrilha, máfia.

2.De forma simples, se pode dizer que família é uma forma de relação entre as pessoas, carregada de muitos sentidos. E que para unir esse agrupamento social é preciso encarar um conjunto de desafios e contradições, pois, sua unidade se faz em laços que se cruzam.

3.Já houve Alguém que escandalizou ao falar da nova família. Jesus conversava com a multidão, quando chegam sua mãe e seus irmãos. Quando foi avisado que eles queriam encontrá-lo, perguntou: quem é minha mãe, meu irmão e minha irmã? Minha família é…

4.Existe a família formada por laço de sangue pelo parentesco e a hereditariedade que nos é dada: não escolhemos nascer, onde, quando, que sexo, cor da pele… O vínculo consanguíneo foi construído socialmente para garantir propriedade, herança, direitos de proteção.

5.Há também a família formada pelo laço da afetividade que nasce do bem-querer, da afinidade, da amizade. Não nega, mas sua unidade é mais forte que os laços de sangue. Por causa dele, se formam famílias ligadas pelo casamento, por filiação ou por adoção.

6.Família é a principal forma de organização dos seres humanos. Com ou sem laços de sangue e afeição, existem famílias que se unem por convicções. Nessa companhia convivem mãe, pai, irmão e irmã que se escolhem. Às vezes, se faz mais querida que a “família natural”.

7.Antes, não havia família unida nem por pressão ou sentimento amoroso. Com a batalha civilizatória, nasceram e se desenvolveram famílias com os valores do direito, do amor e de sonhos. Família foi da criadagem, herança, benefício, amizade… até ao companheirismo.

Fevereiro, 2017

Obs: Imagem enviada pelo autor.

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços

ExposiçãoDesenhos

Série "Natureza"

Série Natureza

DeJanelaEmJanela

DeCostas

Série "Detalhes"

Série "MoradaImprovisada"

Série Morada Improvisada

Finados

Tratando de peixe

Série Flores

Série Flores

Esporte na Colônia

Série Natureza 01

Série Natureza 05

Caxambu

Caxambu

Caxambu - 02

Caxambu - 01

Penumbra...

Aglomeração...

Portão florido...

Barra Palace

Conjunto Harmonioso...

Reunião privada...

Espaços ocupados...

Arquitetura Perfeita...

Convergência II

Convergência I