ranulfo sobre o significado

Quem é minha família?

1.Em tempos de encontro familiar, de várias formas, uma pergunta fica rondando: quem é nossa família? Pois, na origem, a palavra família significa “criadagem como propriedade de um homem” e, em alguns países, a palavra família significa quadrilha, máfia.

2.De forma simples, se pode dizer que família é uma forma de relação entre as pessoas, carregada de muitos sentidos. E que para unir esse agrupamento social é preciso encarar um conjunto de desafios e contradições, pois, sua unidade se faz em laços que se cruzam.

3.Já houve Alguém que escandalizou ao falar da nova família. Jesus conversava com a multidão, quando chegam sua mãe e seus irmãos. Quando foi avisado que eles queriam encontrá-lo, perguntou: quem é minha mãe, meu irmão e minha irmã? Minha família é…

4.Existe a família formada por laço de sangue pelo parentesco e a hereditariedade que nos é dada: não escolhemos nascer, onde, quando, que sexo, cor da pele… O vínculo consanguíneo foi construído socialmente para garantir propriedade, herança, direitos de proteção.

5.Há também a família formada pelo laço da afetividade que nasce do bem-querer, da afinidade, da amizade. Não nega, mas sua unidade é mais forte que os laços de sangue. Por causa dele, se formam famílias ligadas pelo casamento, por filiação ou por adoção.

6.Família é a principal forma de organização dos seres humanos. Com ou sem laços de sangue e afeição, existem famílias que se unem por convicções. Nessa companhia convivem mãe, pai, irmão e irmã que se escolhem. Às vezes, se faz mais querida que a “família natural”.

7.Antes, não havia família unida nem por pressão ou sentimento amoroso. Com a batalha civilizatória, nasceram e se desenvolveram famílias com os valores do direito, do amor e de sonhos. Família foi da criadagem, herança, benefício, amizade… até ao companheirismo.

Fevereiro, 2017

Obs: Imagem enviada pelo autor.

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]