Betto Santos 1 de fevereiro de 2017

foto betto2

[email protected]

Sempre achei que uma mulher linda fosse como um poema. Um poema, podemos dividi-lo em três partes: po-e-ma. A mulher, enquanto bela: “a-mu-lher”. De um poema vem a beleza por meio de verso, estrofe e ritmo. A mulher é a beleza por meio de “cor, forma e existência apenas”, em Pessoa. O poema é a escrita que não se esgota na função denotativa. É o texto que se lê com o coração, que permanece no coração, com cê de conotação. Como a bela mulher que sempre fica por onde passa. Permanece aguda no tempo e no espaço. Passa a correr nas veias.

Um poema é meticuloso. Deixa-nos marcados por detalhes que jamais compreenderemos bem. A inspiração é reserva do poeta. Da mesma forma acontece com uma linda mulher. Ela marca os homens com uma espécie de esperança que “só a que eles não têm”. É uma disrupção do real pelo sublime. A beleza marcada à imagem e semelhança divinas. É arquétipo. É um arroubo do eu profano. E ignota é a inspiração da mente etérea.

Poema é trabalho humano delicado. É o que sobra na pedra lapidada. É simulacro. Divisa um sentido para a vida. A mulher realiza-o. Estabelece-se pelo zênite do que é belo. É a suficiente condição do fruir. Se o poeta se esforça, a mulher é. Se o poeta escreve, a mulher é. Se o poema exige beleza, a mulher é. E o poeta sofre. Ele está condenado a fingir. Sabe que o real nunca se curvará à extensão de suas letras. Um poema é só um pouco de uma linda mulher.(03.04.2010)

http://bettosantos.blogspot.com

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]