Dom Helder Camara - In Memorian 15 de fevereiro de 2017

foto dom helder1

http://institutodomhelder.blogspot.com.br
[email protected]

Meus queridos amigos

Que me perdoem irmãos católicos para quem o Carnaval seja sinônimo de pecado e de maldição. Carnaval. Sei que há abusos no Carnaval.

Mas onde é que não pode haver abuso? Acho um erro criar nas crianças e nos jovens a impressão de que alegria é pecado, ou, pelo menos, de que festa é um perigo, pelo menos festa com dança, da qual é quase impossível sair sem pecar.

Nosso Senhor foi a uma festa de casamento em Canaã. Foi com os apóstolos. Lá encontrou Maria, sua Mae e nossa Mae. Que era festa era! Pelo menos, uma certeza podemos ter: havia bebida. É um encanto ver Nossa Senhora lembrar a Cristo que o vinho estava acabando.

Era uma sugestão para que Ele, com seu poder, evitasse o vexame da família quando não houvesse mais bebidas para os convidados.

Acho uma delícia que o primeiro milagre de Cristo, feito a pedido de Nossa Senhora, tenha sido, não para fazer o vinho sumir, mudando vinho em água, mas mudando água em vinho. Cristo deixou claro, para sempre, que é possível ir a festas, alegrar-se, até beber (desde, naturalmente, que não se chegue a perder a cabeça), sem pecar. Conheço pessoas numerosas que brincam o Carnaval inteiro, até a manha da quarta-feira, sem maldade, sem malícia e sem pecado.

Nada como respeitar as preferencias de cada um. Quer aproveitar os dias de Carnaval e recolher-se, meditar e rezar? Ótimo. Cuidado apenas para não ficar julgando e  condenando quem preferiu brincar o Carnaval. Não somos juízes. E não podemos julgar ninguém.

Quer aproveitar os dias de Carnaval e cair na brincadeira? Ótimo, desde que esteja alerta para não perder a cabeça e exceder-se e derrapar! Quando ouvir cantar: “vou beijar-te agora, não me leve a mal, hoje é Carnaval”, não guarde a ideia errada de que nos três dias da folia do Carnaval tudo é permitido, vale tudo…

Seja você, no Carnaval ou fora do Carnaval, brincando na rua ou em clube, ou fazendo retiro. Você não precisa de fiscais ou de amas secas.

Sabe de sobra o que pode e o que não pode ser feito. E isto não por imposição dos outros, por exigência de fora. Lucidamente.

Questão de convicção, de visão de vida, de amor…(Segunda-feira, 6.2.1978)

Obs: crônica escrita por Dom Helder Camara, especialmente para o seu programa UM OLHAR SOBRE A CIDADE.
.Imagem e texto enviados pelo IDHEC – Instituto Dom Helder Camara

. Ver AUTORIZAÇÃO do IDHEC no item  OBRAS LITERÁRIAS.

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]