fotoDG6

O ano vai depender da nossa disposição de fazê-lo novo, de fazer acontecer aquilo que nós desejamos. Não depende tanto do ano, mas depende de nós realizarmos a bênção de Deus em nossa vida. Para isso, é importante olhar para o que passou, verificar, sobretudo, aquelas realidades, aquelas situações que não agradaram, que não foram bênção de Deus em nossa vida, para que elas não sejam repetidas no ano que está iniciando.

E, neste sentido, é importante nós pensarmos não só na nossa vida, mas pensarmos na vida de todos os irmãos e todos os povos do planeta. É importante recordamos algumas situações vividas neste ano de 2016 que não devem ser repetidas no ano de 2017. Depende [para isso] da nossa oração, mas depende também da nossa ação.

Eu queria recordar algumas situações que fazem doer a vida do cristão, fazem sofrer os homens e mulheres de fé: A agressão contínua na terra de Jesus entre árabes e judeus; A guerra e a destruição sistemática nos países vizinhos, sobretudo, a situação da Síria e no Iraque; Os povos que buscam um lugar para que possam chamar de ‘seu’; Alepo, na Síria, que foi totalmente destruída; Milhões de pessoas que fogem da guerra e das barbaridades trazidas por ela; Os náuticos e fugitivos da África; No Brasil, o desrespeito total à Constituição; A ameaça aos direitos sociais; A corrupção sínica e deslavada da classe política; Na nossa Igreja, a oposição que o Papa Francisco vem sofrendo com as lideranças que querem desautorizar as urgentes reformas que ele vem promovendo;

São acontecimentos lamentáveis, tristes e que nos fazem chorar. Com o novo ano, a gente espera que, a partir de nós, e a partir da bênção de Deus nas nossas vidas, melhoremos esta realidade que nos afasta do Senhor.

Que este ano de 2017 seja para nós, também, como os pastores [do Evangelho de S. Lucas 2,16-21]. Sejamos apressados em encontrar o Senhor. Esse encontro modifica o nosso jeito de pensar e de viver. O encontro nos faz receber Dele a sua paz. E, recendo essa paz, sairemos a proclamar e experimentar tudo o que vemos com o Senhor. Recebendo do Senhor toda graça e todo amor, seremos também portadores desse encontro para com os demais, as pessoas que vamos encontrar em 2017.

O ano será bom, se nós assim o fizermos bom. O ano será abençoado, se nós, persistentemente, vivermos essa bênção de Deus a cada dia; O ano será de paz, se nós formos portadores dessa paz que nós recebemos do Senhor, desse encontro com Ele […] Desejar Feliz Ano Novo é desejar que se concretize, que se realize, a partir de nós, o desejo de Deus em nossa vida.(01.01.17)

Obs: O autor é Bispo Diocesano de Crato

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]