foto reginaldo v4

[email protected]

1 – 4º DOMINGO DO ADVENTO: ACLAMAI !
(Mateus 1,18-24)

Uma frase clássica de Santo Agostinho:
O Deus que te criou sem ti, não te salvará sem ti (Sermo CLXIX,13).

Então, para que a SALVAÇÃO aconteça e a Humanidade conheça a felicidade plena, e tenha VIDA “e a tenha em abundância” (Jo 10,10), Deus precisa da gente, da nossa insubstituível participação.

No Evangelho de Lucas, MARIA aparece como aquela de quem Deus esperou o SIM, alguém que se coloca totalmente à disposição de Deus para que “grandes coisas” aconteçam.

No Evangelho de Mateus, JOSÉ, de modo muito especial, aparece como humilde protagonista de uma história que tem Deus por condutor e, como desfecho, o nascimento de JESUS, o Filho de Deus, dado à luz por Maria esposa de José.

Mas o que importa mesmo é que a Comunidade Cristã como um todo, e cada um, cada uma, de nós, assuma hoje, aqui e agora, a sua parte na realização deste Mistério: revelar ao mundo Aquele que, tendo nascido da raça de Davi, é capaz de libertar de um mal que é a raiz de todos os males, “o pecado”, aninhado no coração de cada pessoa e nas estruturas da sociedade humana.

Nossa alegre expectativa, neste 4º Domingo do Advento, é de que Ele, JESUS, venha a nós, a cada um, a cada uma, a toda a Humanidade, e encontre nossos corações, nossos espaços abertos e disponíveis para que aconteça esta transformação radical: pessoas e sociedade libertas de todo egoísmo e injustiça, de toda violência e do império da morte.

José e Maria são nossas referências, dois exemplos luminosos de humildade e disponibilidade. Cabe a cada qual de nós ver, concretamente, em cada ambiente de vida, o quê e como fazer para que a Boa Nova do Reino de Deus brilhe, e Jesus se manifeste na confraternização cotidiana das pessoas, renovadas pelo amor, na alegria da PAZ!

2 – NATAL É AMOR E SOLIDARIEDADE
Lucas 2,1-14
O Natal acontece no coração das pessoas e na vida da sociedade:

– onde finda o preconceito e nasce o respeito pelos diferentes…

– onde finda a indiferença e nasce a solidariedade com quem mais precisa…

– onde finda a exclusão e se vive em comunhão entre todos e todas…

– onde finda a acomodação e começa a participação cidadã…

– quando a gente descobre que “há mais alegria em dar que em receber”…

– quando a lei da vantagem é superada pelo prazer de servir…

– quando o desperdício se transforma em cuidado com os outros e com o Planeta…

– quando o consumismo do Papai Noel dá lugar ao “comunismo” de JESUS…

Aí os Anjos cantam GLÓRIA a Deus nas alturas dos céus, porque há PAZ na terra, pois Deus quer bem à Humanidade, sobretudo quando a gente se quer bem e vive a solidariedade!

Como disse, um dia, o Pastor Fred Morris: <<SOLIDARIEDADE
É O NOVO NOME DA FÉ!

CRER É SER SOLIDÁRIO COM A CRIAÇÃO E COM A HUMANIDADE.

MENOS DO QUE ISSO, NÃO É FÉ, É SUPERSTIÇÃO!>>

Gente, vou finalizar repetindo, para 2017, o mesmo que escrevi no ano passado: “Para todos e todas nós, um NATAL de muita luz e inspiração para o ANO NOVO 2016: vamos precisar de muita atenção ao que vai se passando no país… Vamos precisar de muita união e mobilização: o grito das ruas é que dará força ao Projeto da Classe Trabalhadora e dos Empobrecidos, por um país justo, igual e feliz, para todos e todas. Quem governa o país, ou obedecerá à Mão libertadora do Povo e de Deus, ou, então, à mão cruel do Mercado! A escolha é de cada um, de cada uma de nós!” Teria coisa mais atual para dizer-lhes?…

3 – SANTA MARIA, MÃE DO SENHOR
(Lucas 2,16-21)

Como seria bom começar um novo ano com a pressa dos pastores, correndo atrás da Salvação anunciada pelos Anjos…

Seremos capazes de decifrar, no Mistério da Criança deitada em cima de uma cocheira, porque tudo lhe foi negado, desde nascença?…

No silêncio de José e na meditação de Maria, o convite a um momento de reflexão… de atenção aos “sinais dos tempos”…

E a Criança, filho deles, se torna, de repente, o sinal mais eloquente da solidariedade de Deus com os últimos da terra!…

De todas as pessoas que, por estes dias, têm passado pelos presépios das igrejas ou os têm armado em suas casas, quem terá feito esta leitura do Mistério?… Quem terá entendido o recado do Céu?…

E no oitavo dia do seu nascimento o Menino receberá o nome de JESUS!

Quer dizer que, na Pessoa de Jesus, Deus vem a nosso encontro para nos salvar, nos libertar, primeiramente, do mal aninhado em nossos corações, da tara da desobediência a seus mandamentos, da busca individualista de nossos interesses egoístas… “Eis o pecado do mundo!”.

Toda outra mudança só terá consistência, se começar por aqui, por dentro de cada um, de cada uma de nós… Sem essa transformação interior de cada pessoa, todo projeto de mudança social acaba indo “pro brejo”…

Já temos bastante experiência disso. E faz bem lembrar aqui o que dizia o primeiro presidente socialista de Angola, Agostinho Neto: “Não basta que seja pura e justa a nossa causa. É necessário que a pureza e a justiça existam dentro de nós”. Com esse sonho, com esses anseios, desejemo-nos uns aos outros e outras: FELIZ ANO NOVO!

E que a Mãe do Senhor rogue por nós, e nos seja inspiração na busca ardente de servir ao projeto divino de LIBERTAÇÃO!

Obs: Reginaldo Veloso de Araújo é Presbítero das Comunidades Eclesiais de Base – CEBs, no Morro da Conceição e Adjacências, Recife-PE.
Compositor litúrgico, com diversos CDs gravados pela COMEP/Paulinas e pela PAULUS

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]