Edilberto-2015-blogatualizado

[email protected]
https://blogdopadresena.wordpress.com

Vivendo a sociedade hoje num mundo manipulado pela ideologia neo liberal  fica difícil a maioria das populações  ter uma visão objetiva sobre as pessoas e as relações entre nações e dentro do próprio país.  Os meios de comunicação são os grandes instrumentos de manipulação das consciências. Há demais informações, porem, a maioria de difícil objetividade, já que os canais estão sob controle do sistema neoliberal.

De acordo com a essência do Projeto de vida de Jesus Cristo, há dois critérios básicos para alguém alcançar a felicidade eterna – ter fome e sede de justiça para si e para os outros. O outro critério é ser totalmente solidário com os outros. Esses dois critérios estão firmados no Evangelho de Mateus nos capítulos 5 e 25.  É como se cuida de quem, tem fome, está com sede, está nu, ou prisioneiro, quem é estranho, ou estava doente, isso é a chave da entrada no Reino.

Interessante que o mestre Galileu não incluiu critérios como, rezar, participar de culto, ou missa, nem participar de procissão. Essas práticas são interessantes  mas secundárias. Ele não construiu doutrina, mas anunciou boa notícia aos pobres.

Seguindo essa lógica, não se pode duvidar que o Comandante Fidel Castro  já tenha entrado no Reino, com carta branca. Quem se baseia apenas em critérios de doutrina e religiosidade pessoal terá dificuldade de pensar Fidel no céu. Afinal, ele era ateu e comunista, foi rígido com os opositores da revolução cubana. A burguesia que vivia de explorar os pobres saiu fora, os que agarrados à sua riqueza ficaram  e quiseram  prejudicar a revolução, foram presos e os mais recalcitrantes foram  mortos.

Mas levando em conta os dois critérios do projeto de Jesus de Nazaré, não se pode por em dúvida a recepção a Fidel no céu. Na sua ficha corrida consta que ao logo de 50 anos a vida da maioria do povo cubano mudou de água para vinho. Isso mesmo com toda a perseguição imposta durante todo esse tempo pelo império norte americano, com embargo comercial, dezenas de atentados para assassinar o comandante. O povo cubano não está num paraíso, mas da era do ditador Batista para hoje a mudança é muito grande.

Segundo fontes insuspeitas como a Organização das Nações Unidas (ONU), Organização Mundial da Saúde (OMS), Banco Mundial (BM), entre outros, Cuba:

  • Tem o segundo melhor índice de desenvolvimento humano (IDH) da América Latina;
  • Tem o melhor sistema educacional da América Latina; (BM)
  • Tem o sistema de saúde modelo mundial. (OMS);
  • É o segundo país menos violento da América Latina (ONU)
  • Alfabetização é de 99,9%;
  • O desemprego nos últimos 13 anos foi de 1 a 3 % (Brasil hoje 6,5%)
  • Desnutrição infantil – 0%
  • Expectativa de vida – 79 anos (Brasil 72 anos)
  • Um médico para cada 160 pessoas (Brasil um médico para 500 pessoas)
  • Estas as principais demonstrações no país de Fidel,

Então, com esta folha corrida Fidel passou direto ao céu onde hoje está alegre batendo papo com seus principais companheiros, depois claro, de ser recebido com grande abraço pelos donos  da casa, o Galileu de Nazaré e o Pai Eterno para surpresa do antigo ateu. Entre os companheiros mais chegados que o abraçaram e sentaram para saber das coisas de Cuba e do mundo estavam:  Che Guevara, Nelson Mandela, Mahatma Gandhi, Patrice Lumumba  do Ex Congo Belga, seus subcomandantes da Sierra Maestra, Darci Ribeiro, Pe. Josimo de Imperatriz Ma, Marighela que aprendeu a lutar por liberdade no Brasil com Fidel, entre outros loucos audaciosos lutadores por justiça e paz de verdade. A fila de seus admiradores, que entraram antes no céu pelos mesmos critérios, estava interminável, todos querendo abraçar o maior líder popular do planeta no século vinte.

Enquanto aqui na terra, os ingênuos, os deformados pelos grandes meios de comunicação, principalmente os canais de televisão, preferem  acreditar nos Bolsonaros  da vida e no Jornal Nacional . Não levam a sério o Evangelho de Jesus. Ave Fidel! Os anjos e santos te saúdam.

Obs: O autor é membro da organização da Caravana 2016
 Coordenador da Comissão Justiça e Paz da Diocese de Santarém (PA) e membro do Movimento Tapajós Vivo.
Autor dos livros: Amazônia: o que será amanhâ? (Vol I e II) e Uma revolução que ainda não aco22nteceu.

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]