lioza fidel1

[email protected]

Queiram ou não queiram os imperialistas americanos ou os fascistas europeus, FIDEL CASTRO foi um líder revolucionário que abalou  as bases do império ao implantar os ideais socialistas desde a vitoriosa revolução cubana, em que derrotou o domínio americano, expulsou os dominadores e devolveu CUBA ao bravo povo cubano.

A morte de FIDEL CASTRO é lembrada, em primeiro lugar pela revolução libertária que liderou, tornando-o admirado em todo o mundo civilizado como o grande líder, libertador de Cuba e protagonista dos ideais de liberdade, solidariedade e paz, aos quais dedicou sua vida, tendo como consequência a represália do bloqueio econômico imposto a Cuba pelo imperialismo americano, ao qual o povo cubano resistiu com bravura e dignidade até os dias atuais.

Por isso é uma infâmia considerar-se Cuba apenas pela miséria que lhe foi imposta pelos Estados Unidos.
Cuba vale pela sua revolução libertária do jugo americano, pelos seus líderes, que apesar de menosprezados, massacrados e minimizados por pessoas ignorantes e colonizadas através do capitalismo americano, continuam impondo-se ao mundo e sendo admirados pelos países que, iguais a Cuba, tentam e vem conseguindo, a duras penas, manter-se autônomos e livres do jugo nefasto do poder dos Estados Unidos, a exemplo da Venezuela, da Bolívia, da Argentina e do próprio Brasil, nos governos de Lula e Dilma.

Esses infamantes que exploram na internet imagens tristemente degradantes de um país arrasado economicamente, pelo poderio americano, mas vitorioso em sua revolução e em sua dignidade de país livre e soberano, ainda que pobre ou até mesmo na miséria a que foi submetido, são no mínimo vassalos pouco informados, seduzidos e sem outro objetivo em suas vidas vazias, que não seja endeusar o capitalismo, o individualismo, o hedonismo, o consumismo e outros “ismos” deletérios, que comandam o mundo atual e norteiam suas mentes limitadamente tacanhas para compreenderem os ideais libertários do povo cubano.

Naquele país, em que pese a pobreza na qual sobrevive, o povo não passa fome, tem assistência integral de saúde, ressaltando-se que, a medicina em Cuba é uma das mais avançadas em determinadas áreas, tais como na de prevenção à doenças epidêmicas, através de descoberta de vacinas, etc., exportando médicos para os países amigos da América Latina, da África e de outros continentes. (Na minha cidade, no interior do Ceará, mesmo antes do programa “Mais Médicos,  criado por Dilma, já havia vários médicos cubanos, ministrando conhecimentos em diversas áreas, mormente, em se tratando de doenças tropicais, entre outras). É conhecido e utilizado por pessoas de todas as partes do mundo o tratamento contra psoríase, vitiligo e outras doenças semelhantes, desenvolvido em Cuba.

Na área de educação, não há crianças fora da escola e Cuba se orgulha e com razão, de não ter crianças de rua, motivo pelo qual, na entrada de Havana, a capital de Cuba, há um belo e emblemático cartaz, dizendo que em Cuba não há crianças dormindo na rua. O mesmo não podem dizer os americanos e europeus e até os brasileiros que comungam da mesma opinião dos infames autores das tristes postagens de uma Cuba arrasada, porém digna e soberana.

Em Cuba não há drogados caídos pelas sarjetas, como se vê na rica Europa. Eu mesma vi e fiquei perplexa com o quadro horripilante de jovens drogados, caídos nas portas do teatros e nas marquises da rua, em plena capital da Holanda, numa decadência humana de arrepiar, sem contar a zona destinada aos usuários, onde eles aparecem drogando-se, em plena luz do dia, à vista de todos. Em Cuba não há essa decadência humana. Diante da decadência dos edifícios, sobrepõe-se a dignidade humana trazida pela revolução e preservada, mesmo em meio à extrema pobreza da população.

Em Cuba não existem crimes como a pedofilia, disseminada e até mesmo tolerada, como acontece nos Estados Unidos e na Europa e em vários países tidos como civilizados. Tal abominação que se alastrou mundo afora por meio da internet,  sendo alimentada pelo hedonismo individualista, fruto do capitalismo materialista, onde o “deus mercado”, atenta contra a dignidade da pessoa humana, não é encontrada em Cuba. Nos países ricos, exploradores, dominadores e pervertidos, sim, a pedofilia é acolhida, desenvolvida e difundida em redes internacionalmente organizadas.

E o que dizer da educação, cultura, música e esportes em Cuba, onde os atletas e artistas sobressaem-se nas grandes competições, a exemplo das olimpíadas mundiais e espetáculos artísticos, tais como o Balet Nacional de Cuba, considerado um dos melhores e mais “virtuoses” do mundo, sem falar na sua música vibrante, que contagia e encanta pelo ritmo quente e emocionante.

É abominável que pessoas de opiniões claramente fascistas, capitalistas e colonialistas pró-imperialismo americano, tentem, da pior forma, desconstruir o que o regime cubano fez e continua fazendo por seu povo, em termos de qualidade de vida e dignidade, mesmo, apesar do bloqueio econômico imposto pelos Estados Unidos à Cuba, o qual perdura até hoje, sem perspectivas de mudanças nas relações entre os dois países. Entretanto, Cuba sobrevive. Não com luxo nem ostentações megalomaníacas próprias do mundo capitalista, mas, dignamente, com a bravura, a coragem e a perseverança de seu povo, o qual há mais de cinco décadas luta contra o imperialismo americano. Só esse fato já merece dizer-se: Viva Cuba. Viva o povo cubano, Viva Fidel Castro. Que prevaleçam os valores da dignidade humana ali desde a revolução cubana.

Cuba e o seu povo não merecem a infâmia perpetrada contra eles pelo imperialismo americano e pelo fascismo neoliberal internacional.  Fidel partiu, mas ficou o seu legado de luta pela liberdade e dignidade para o seu povo e de paz para a humanidade.

Ismael Francisco/ Cubadebate
lioza fidel2

Obs: Imagens  enviadas  pela autora.

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]