D. Edvaldo G. Amaral 1 de dezembro de 2016

domfoto nova1

www.dedvaldo.blogspot.com.br
[email protected]

Importante figura do episcopado brasileiro, eleitor do Papa, declarou certa vez em público que Cuba era a realização do paraíso terrestre em nossos dias. Outros membros de destaque na Igreja do Brasil, sobretudo um que ocupou cargo político, no governo Lula, se bem que passageiro, é verdade, fez entusiásticas declarações políticas em favor de Cuba. Já, ao contrário, em um Congresso continental latino-americano, das Vocações sacerdotais, a que participei em Itaici, indicado por  Dom Luciano Mendes de Almeida, na época, Presidente da CNBB, havia uma religiosa de Cuba, encarregada das vocações sacerdotais na Ilha caribenha. Interrogada sobre a verdadeira situação do povo cubano, ela afirmou categoricamente: “Só fala bem da situação social e política de Cuba, quem não vive lá como cidadão comum. Os turistas e personalidades que visitam nossa Ilha, não conhecem a verdadeira, triste e miserável situação do povo cubano.” Verdade é que grande parte da miséria de Cuba se devia ao embargo econômico, imposto pelos Estados Unidos e outras potências econômicas do mundo.

Fidel Castro, filho de rico fazendeiro, que possuía vastas terras, estudou com os jesuítas, a  Congregação do Papa Francisco,  juntamente com seus irmãos, Raul e os outros, em Santiago de Cuba. Dizia-se na época que os guerrilheiros de Sierra Maestra, combatendo a ditadura opressora de Somoza,  empunhavam o terço de Nossa Senhora, juntamente com a metralhadora. Foi esse homem que, dois anos após a vitória sobre a ditadura,  com surpresa geral, declarou que a partir dali Cuba teria o regime comunista de governo. Na verdade, era mais uma opção pela União Soviética, em plena guerra fria, contrariando o velho e arquinimigo  e explorador de sua economia, o poderoso vizinho, os Estados Unidos da América.

O regime imposto a Cuba foi desumano e cruel e  levou ao “paredón” de fuzilamento milhares de opositores, que não conseguiram fugir para a vizinha Flórida. A imprensa brasileira divulgou uma estimativa da Cuba Archive que afirma que o regime castrista foi responsável pela morte de 88 mil cidadãos e destaca que 5.000 foram executados e 2.300 morreram em prisões do regime. Com salários de fome, reduziu a população pobre a um triste estado de abastecimento alimentar, vestuário e transporte. Mas tem um grande mérito: preocupou-se muito com a educação, com notáveis resultados e reduziu notavelmente a praga do analfabetismo, que tinha níveis astronômicos e hoje se acha reduzida a razoáveis índices, comuns na América Latina. Na medicina, vem formando médicos de reputação mundial. Em novembro de 1983, em Luanda, capital de Angola, na guerra civil que se seguiu à independência daquele país africano, ao qual o Brasil tanto deve e não ajudou na libertação do jugo português, pude  ver seus excelentes médicos,  trabalhando em míseros hospitais. Já agora, em tempos de paz, em outubro de 2014, fui atendido na mesma Luanda, na Clínica Atália, por excelente equipe de médicos cubanos, sob a direção da Dra. Clara Guerrero Selde.

Em 15 de março de 1990, na posse do Presidente Collor em Brasília, na Câmara dos Deputados, o “Comandante”  Fidel destacava-se dos demais Chefes de Estado presentes, por usar fardamento militar verde-oliva e  com a barba imponente, que lhe dava certo ar de superioridade entre as demais autoridades, todas naturalmente usando traje formal de cor preta.

Articulada pelo Papa Francisco, Estados Unidos e Cuba começaram com Barack Obama e Raul Castro certa abertura diplomática em dezembro de 2014, para no ano seguinte restabelecerem as relações diplomáticas, rompidas em 1961.

E agora, como será Cuba, sem Fidel Castro? Que Santo Antônio Maria Claret, o santo espanhol, que foi missionário em Cuba, a proteja e a Virgem da Caridade do Cobre,  celestial padroeira da Ilha caribenha de seu Santuário nacional em Santiago de Cuba, abençoe o heroico povo cubano.

Obs: O autor é  arcebispo emérito de Maceió.

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]