Com tudo isto, o povo não se entrega. O lavrador reza seu Creio – em – Deus – Pai quando pega no machado. É um ato de fé no Deus Criador, quando derruba três tarefas de mato nesta seca que matou toda vida. O povo do Garrote olha para cima e se admira: Quem é este que derruba uma banda da serra? É o Sr. Messias. Não é de Nazaré e, sim, da Serra do Exú, mas é da mesma estirpe, pois vai salvar o povo da fome. Ele já sonha com fartura e, por incrível que pareça, já tem medo da tentação do homem que aumentou seus depósitos. Mas não tem perigo, Sr. Messias. O Senhor vai espalhar as abóroras pelas casas dos vizinhos, Dona Teresa vai levar um milho para o Irmão João, e o dono da terra quer sua parte. No fim vai caber tudo folgado na sua casinha.
“Senhor, abre os céus. Não decepciona a confiança dos pequenos.” A roça já se ofertou em holocausto; foi um grande incenso que Messias fez subir ao céu. Agora falta a resposta da divina graça: Que as nuvens chovam o Salvador!
VIA SACRA
No sítio Seco tem frente de emergência. Quando o serviço começou, Deus operou um milagre: acharam uma água que mina. Era desta água que Damião carregava duas latas todo dia lá para a ladeira da serra, onde ele mora. Subia o calvário com toda a dignidade, sabendo do tesouro que levava: esta água é para o pote, para cozinhar o feijão, para as galinhas, para banhar os meninos e para molhar um pé de mato que serve para fazer chá. Agora acabou-se. A veia d´água deu vida a muitas famílias, mas esgotou-se com o aperto da seca. Por fim ficou fraca, chorando ainda umas lágrimas como quem diz: estou com pena de vocês. Agora a caminhada vai deserto adentro, e Damião tem que subir a Serra do Noia para buscar água no Lambedor, que são duas horas de Via Sacra. Senhor, abre os céus, para aliviar os ombros do sofredor.
Obs: O autor é Frade Franciscano, nasceu na Alemanha em 1940.
Chegou ao Brasil como missionário em 1964. Depois de completar os estudos em Petrópolis atuou no Piaui e no Maranhão. Exerceu trabalhos pastorais nos anos 80 em meio a conflitos de terra. Desde 1995 vive em Teresina no RETIRO SÃO FRANCISCO onde orienta pessoas na busca da vida espiritual.
Foto enviada pelo autor.