cassio a revolta de canudos

[email protected]
cassioamaral.blogspot.com.br
E o Governo Temeroso de Hoje.

O governo Republicano achava que Antônio Conselheiro(Antônio Vicente Mendes Maciel) era perigoso e uma ameça pelo fato dele ser contra o casamento civil, e, por isso, foi considerado como fanático religioso e monarquista. Para os coronéis sua ameaça era que ele distribuiria a terra. No governo de Prudente de Morais os sertanejos que o apoiavam só queriam trabalho, comida e um pedaço de terra pra viver. Ali em Canudos tudo era dividido, proibido a bebida e a prostituição. Este movimento social desejava apenas Justiça Social. Em 05 de outubro de 1897 foi massacrado pelas tropas do governo. Lembrar que a Revolta de Canudos foi de 1893 a 1897. Ele chegou ali em 1893 aos 65 anos em uma velha fazenda abandonada no sertão baiano, situada às margens do rio Vasa-Barris,onde liderou a formação do povoado de canudos. Os sertanejos buscavam paz e justiça em meio à fome e à seca do sertão. Um de seus lemas era:
“A terra não tem dono, a terra é de todos”

Hoje temos vários grupos sociais, vários movimentos sociais.
O sufrágio universal, o voto por si só já é um movimento social que permite escolher. Recentemente tivemos um GOLPE em nosso país. Onde esse voto do povo não foi respeitado por uma elite dominante, onde não quer mudanças efetivas para o Brasil.
Vale lembrar que o atual governo que assumiu conseguiu que o congresso aprovasse as “Pedaladas Fiscais” dias após a saída da presidenta.
Só pra fazer uma comparação a Canudos, nossas elites nunca quiseram mudanças sociais efetivas para o Brasil. Não votaram as reformas básicas que Jango queria:
Reforma Educacional (sou professor), é necessário faze-la e estruturar a educação de forma verdadeira no Brasil, não esse faz de conta que vivemos.Salário digno para o professor e valoriza-lo.
Reforma na Saúde. Vá a um PA ou a um PAM para comprovar.
Reforma Tributária, pagamos , pagamos e pagamos os impostos e trilhões de reais por ano.
Reforma Agrária correta e não só de teoria.
Enfim, no campo social, para o povo, em função do povo ainda falta-se muito. Estamos atrasados 400 ou 500 anos podemos dizer.
O paralelo que faço é no aspecto social, sobre os movimentos sociais. Talvez não concordem ou concordem. Mas hoje é dia 05 de outubro, dia que acabou a Revolta de Canudos.
Muitos temem o governo Temer, inclusive eu. Um governo com características abusivas e autoritárias, onde entrou já cortando investimentos na Educação, cultura,dizendo que vai reformar a previdência, a aposentadoria, como e de que forma?
Será que quando minha geração for aposentar, existirá aposentadoria, ou previdência para tal?
Onde enfim está o projeto social do Sr. Michel temer?
Ou ele vai só repetir o que a República fez com Canudos?

Obs: O autor é Professor graduado em História.
Pós graduado em Educação.
Autor do livro de Poesia Faísca(Poemas e Haikais), entre outros.

Imagem enviada pelo autor.

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]