Latas Vazias

freiadolfolatas vazias

Sr. Benedito é doente, e sua esposa diz: ”Um velho destes não devia mais carregar o galão”. Mas ele vai todo o dia até o barreiro do Finado Antonio Luiz para buscar duas latas na balança do ombro, sempre com a pergunta: Quantos dias ainda? – Este barreiro que o gado empresta aos homens já serviu demais. Mas chega o dia em que o vaqueiro diz: “Agora o gado vai beber o resto”. O Sr. Benedito volta com as latas vazias.  Agora resta a esperança: Talvez venha o carro-pipa hoje. Mas nem todos têm a paciência de esperar por este carro que vem quando quer. Muitos preferem ir para o açude da Forquilha. Se a gente vai apressado, dá para fazer um caminho d´água em 50 minutos. Mas a pessoa tem que descansar ao menos duas vezes. A primeira folga é na plantação de tomate de Pedro Rosa. Aqui todo mundo relembra uma queixa: este homem ajudou a secar o açude mais ligeiro, irrigando sua plantação com carro-pipa, e agora o povo pergunta na beira do açude: Será que dá para duas semanas ainda? A segunda folga é no bebedouro do Riacho Salobro, onde o gado bebe à força só o necessário para não morrer de sede.

Na estrada se encontram os carros de boi com grandes tambores, os homens com duas latas no ombro e as mulheres com uma lata na cabeça: todos no mesmo serviço pela sobrevivência, e a conversa é pouca. Quem está com as latas vazias pergunta: Como vai? E quem vem carregado responde: Eu vou porque é o jeito.

Obs: O autor é  Frade Franciscano, nasceu na Alemanha em 1940.
Chegou ao Brasil como missionário em 1964. Depois de completar os estudos em Petrópolis atuou no Piaui e no Maranhão. Exerceu trabalhos pastorais nos anos 80 em meio a conflitos de terra. Desde 1995 vive em Teresina no RETIRO SÃO FRANCISCO onde orienta pessoas na busca da vida espiritual.

Foto enviada pelo autor.

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]