Ano Sabático em Negras – Pe – 1983

Freiadolfobois

“Toda criação geme e sofre como que em dores de parto até o presente dia”. Quem grita a dor da criação é o carro de boi que puxa água no sertão de Negras. A vida é tão dura como estes carros que não conhecem mola, nem rolamento, nem graxa. O eixo que se machuca em cada rodada revolta-se com o atrito e canta sua dor numa nota só:
Viii – da     di – fiii – cil!     Viii – da    di – fiii – cil!     Viii – da    di – fiii – cil!

Quem “puxa” este canto é a junta de boi que, submissa, carrega a carga, sempre na esperança de enfim ser libertada do cativeiro. Quem aguenta isto: Carregar quatro tambores cheios de água, quando não tem mais capim para encher a barriga? O gemido dos carros às vezes evolui para duas vozes, em intervalos de uma quinta:
Viii – da                               Viii – da                                      Viii – da
duuu – ra                            duuu – ra                                   duuu – ra

Sim, a vida é dura, e o Sr. Manoel já falou: “Até agora, a canga era de Imburana, mas daqui em diante vai ser de baraúna”. O lamento da criação, só Deus entende direito, este canto que não tem letra. Por isso, “as criaturas esperam ansiosamente que apareçam os filhos de Deus” para inventar o texto da triste toada. O canto é um só: dos carros que se arrastam na grande ladeira do povoado, e do povo que suplica na igreja: “SENHOR, ABRE OS CÉUS”.

A junta do Sr. Abraão passa na porta da igreja, quando o padre está no ofertório: “…pelo mistério desta água e deste vinho possamos participar da Divindade do vosso Filho…” Os bois participam, sem saber, da Divindade de Cristo, que carregou um peso tão  grande em favor dos homens. O eixo do carro que tomou um fôlego depois de vencer a ladeira, fica animado e canta uma música diferente como se quisesse acompanhar o canto do povo: “QUE AS NUVENS CHOVAM O SALVADOR”. Mas o carro segue no seu ministério da água, enchendo latas e potes. Com pouco tempo esquece as palavras e cai na velha toada:
Viii – da                                  Viii – da                                 Viii – da
duuu – ra                                duuu – ra                             duuu – ra

Obs: O autor é  Frade Franciscano, nasceu na Alemanha em 1940.
Chegou ao Brasil como missionário em 1964. Depois de completar os estudos em Petrólis atuou no Piaui e no Maranhão. Exerceu trabalhos pastorais nos anos 80 em meio a conflitos de terra. Desde 1995 vive em Teresina no RETIRO SÃO FRANCISCO onde orienta pessoas na busca da vida espiritual.

Foto enviada pelo autor.

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]