Dênis Athanázio 1 de outubro de 2016

denis esperançar

http://obviousmag.org/denis_athanazio/
https://denisathanazio.wordpress.com/

Ainda existe gente que trabalha para o bem da sociedade. Essa mesma gente que não consegue viver de outra forma, pois entende que muita coisa está errada nesse mundo, inclusive, elas mesmas. Gente que é filha da esperança. É gente que percebe que suas ações e reações influenciam o presente e futuro do seu bairro, do seu país e do mundo. Lutam contra qualquer tipo de injustiça, tentam diminuir seu egoísmo, toleram os defeitos dos outros pois entendem que também são falhas e têm limitações.

Essas pessoas procuram melhorar algo que aparentemente não tem jeito, são difíceis de desistir das coisas, se não conseguirem abrir o pote de azeitona hoje, amanhã estão tentando de novo, de outra forma, com outra técnica.. Começam a fazer coisas novas, plantam árvores e se matriculam em aula de informática aos 85 anos de idade.

Essa gente anda por aí, muitas vezes não são reconhecidas pela mídia em geral, pois não são fãs de holofotes, só querem fazer o seu trabalho sem barulho. Pensamos que não, mas essa gente também é de carne e osso, que também sofre e chora, que precisa de um ombro amigo, algumas vezes se sente deprimida, e que muitas vezes não tem resposta para a situação difícil pela qual está passando. Esse tipo de gente, geralmente já sofreu muito na vida e por ser uma alma sofrida (que ressignifica o sofrimento dentro de si mesmo), consegue entender e tocar outra alma que sofre.

Essas pessoas podem acordar sem a resposta que precisavam para resolver o problema vivenciado no momento presente, mas e acabam inventando outra pergunta para continuar vivendo.

Essa gente não se sente herói, e na maioria das vezes, não percebe a força que tem. Essas pessoas pensam, mas também têm prática, primeiro dão um prato de comida para depois discutir se a fome é um problema social.

Deus entende essa gente. Por isso, às vezes Ele manda mensageiros em forma de pessoas para lhes mostrar como Ele (Deus), está feliz com o trabalho dessa gente. Esses mensageiros nos mostram como estamos ajudando os outros, que nossos projetos mesmo que difíceis, estão caminhando e faz todo sentido do mundo realizá-los. Todos precisam de estímulos, até esse tipo de gente. E aí, a esperança se renova a cada dia. Afinal, a vida é feita de gotas homeopáticas de esperança. Dia após dia, na velocidade de um conta-gotas. Mas essa esperança não é “qualquer” esperança. É aquela do verbo esperançar, como escreveu Paulo Freire “É preciso ter esperança, mas ter esperança do verbo esperançar; porque tem gente que tem esperança do verbo esperar. E esperança do verbo esperar não é esperança, é espera. Esperançar é se levantar, esperançar é ir atrás, esperançar é construir, esperançar é não desistir! Esperançar é levar adiante, esperançar é juntar-se com outros para fazer de outro modo…”.

Essa gente nunca será esquecida, pois suas sementes se espalham pelo mundo e dão frutos na hora certa. Precisamos de mais gente desse tipo! Então, se você encontrar por aí esse tipo de gente, junte-se a eles, aprenda com eles, imite-os, e, com certeza, não irá se arrepender. Mas lembre-se, uma vez transformado nesse tipo de gente, não conseguirá mais voltar atrás. A escolha é sua.

Obs:  O autor é Psicólogo, palestrante, terapeuta de família casal.
Imagem enviada pelo autor.

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]