Ir.Ronaldo Hein 15 de outubro de 2016

Prezados Pais e Responsáveis: Paz e Bem!

Nós, os membros da equipe do Serviço de Animação Vocacional do Colégio Dom Amando, pedimos este encontro com vocês para tratar assuntos importantes que tem a ver com o desenvolvimento e a felicidade das suas famílias.
Mas, primeiro, quero apresentar para vocês os membros desta equipe.

Quero lhes lembrar que o CDA é uma escola católica e segue as normas e orientações da Igreja Católica sobre a autoridade do nosso Bispo, Dom Flávio. A palavra católica quer dizer “universal”, aberto para todos,  e nós, do CDA, estamos abertos para receber alunos e suas famílias de qualquer crença ou não, que promova os valores humanos e o bem estar de todos.

O que cabe a nós, como equipe, é ser responsáveis sobre o despertar vocacional das suas famílias, dos seus filhos e do corpo docente do CDA. Vocação é chamado e somos todos, como pessoas humanas, chamados a viver nossa vida humana plenamente; de ser plenamente vivos, ou de cuidar: corpo, mente, coração.  Somos criados à imagem e semelhança de Deus, filhos e filhas Dele, irmãos e irmãs uns aos outros.

Estamos marcados pelo batismo para ser filhos e filhas de Deus, obedientes, comprometidos, para seguir Jesus Cristo no nosso comportamento do dia-a-dia, e no Amor-Serviço, na sua missão, amar e deixar-se amar.  Jesus mesmo falou: “Eu vim para servir e não para ser servido”. Lembramos, também, o Lava-pés na Ultima Ceia.

Somos chamados a escolher e seguir uma vocação estado de vida: como casado, solteiro, sacerdote ou na Vida Religiosa Consagrada como Irmã/Freira ou Irmão, para servir, amar e ser amado.Nesse serviço do dia-a-dia, cada um, através de um trabalho/profissão é chamado a fazê-lo com respeito, honesto e de qualidade, sempre respeitando os colaboradores  no lugar do trabalho, e os fregueses que chegam confiando em receber um serviço de amor, visando mais o bom serviço do que a justa recompensa.

Já houveram alguns passos para implantar este projeto no CDA: Conversa com o Diretor, com o Corpo Docente, com os Pais e Responsáveis e os alunos do 3º ano de Ensino Médio; reuniões da equipe e reflexões no programa da Rádio Rural, e, finalmente, entrevistas com os alunos do 3º ano do Ensino Médio.

Um dos objetivos deste projeto é mostrar que Deus tem um plano para cada um de nós, para participar na construção do Seu Reino aqui na terra. Rezemos no Pai Nosso: “Venha a nós o Vosso Reino, assim na terra como no Céu”.  Somos pessoas únicas e a nossa contribuição será única, que somente nós poderíamos realizar.

A base de toda vocação é o Amor-Serviço.  Um casal pratica o serviço mútuo entre eles e colaborem juntos no serviço aos filhos. Os filhos descobrem a felicidade de servir ajudando em casa com pequenas tarefas; assim sentem-se úteis e não se acostumam com uma vida ociosa que cria preguiça, falta de ânimo e de vontade de agir, e apaga o sentido da sua existência. Uma família que ensina os filhos, pequenos serviços, e dá uma oportunidade de partilhar os seus bens com o outro , é uma família feliz, não  perfeita, mas feliz, e enfrentam as dificuldades com fé em Deus dentro de uma família unida.

Às vezes uma criança ou jovem cria problema por que não se sente útil e contribuinte para a felicidade e harmonia familiar. Criando uma oportunidade para ajudar e servir na família, poderia devolver para essa criança ou jovem a felicidade de viver.

Aqui, no CDA falamos em Deus. Os alunos rezam o Pai Nosso juntos para iniciar a aula. Deus quer estar presente nas nossas atividades. Quando procuramos lembrar a presença de Deus em nosso dia-a-dia, cada situação se torna outra. Cada encontro, cada relacionamento se torna mais humano, mais fraterno, e isso dá mais sentido para a nossa convivência e mais condições de criar comunidade, de onde brota o sentido para a nossa vida e a descoberta do nosso chamado.

Fomos criados para viver em comunidade. Vivendo em comunidade familiar, escolar, da Igreja, ou de qualquer outra forma onde as pessoas são empenhadas no Amor-Serviço, se encontra uma base melhor para fazer opções mais acertadas, na escolha da vocação profissional, estado de vida, e como filho e filha de Deus… colocando a vontade Dele,  em primeiro lugar.

Convite: A Equipe de Serviço de Animação Vocacional do Colégio Dom Amando, convida os pais e responsáveis para um encontro-conversa sobre a Vocação da Família, de formar uma comunidade de amor, e juntos, buscar pistas de como lidar com os desafios dentro e fora da família hoje.

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]