Rejane Menezes 15 de setembro de 2016

rejane tem que ser agora

[email protected]
www.jornaloporta-voz.blogspot.com
www.jornalistaspontocom.blogspot.com
www.misturaletras.blogspot.com

Quando o WhatsApp, há algum tempo, inovou a forma de verificação de mensagens e tornou possível as pessoas saberem se sua mensagens foram ou não visualizadas, lembro que gerou uma polêmica generalizada sobre isso ser uma absurdo, invasão de privacidade e outros senões.

Lembro que quando disse que isso não me afetaria, estava sendo sincera. Porque realmente não me incomoda o fato da pessoa ter lido e não ter respondido e, muito menos o contrário, a pessoa ver que li e não respondi. Porque, na verdade, apesar de ser altamente ligada às inovações da tecnologia, ser uma admiradora incondicional do progresso dos equipamentos e ferramentas que cada vez mais nos conectam ao mundo todo, não acho que o fato de ter lido uma mensagem que não encerre nenhuma urgência, me obrigue a parar tudo para respondê-la. Nem acho que, sobretudo nos chats, precisemos estar sempre comentando ou curtindo as inúmeras postagens.

E daí se a pessoa viu que eu já li? Minha gente houve um tempo em que nem telefone existia e as pessoas sobreviveram à espera por respostas que demoravam meses.

Com o advento do telefone, a comunicação ficou mais fácil, é verdade. Mas antes de telefonemas interestaduais e internacionais, o telegrama era a forma mais rápida de comunicação. E todo mundo sobreviveu a isso.

Moramos em Natal, por três anos e, por opção de sossego, não tínhamos telefone em casa. Para emergências, a família tinha o número da vizinha.

Hoje, se ligamos para alguém e o celular não atende, já ficamos aflitos ou com raiva. Se enviamos um WhatsApp e a pessoa não responde, é falta de consideração. Se marcamos uma pessoa no Face e ela não curte ou comenta é descaso. Se enviamos um e-mail e ficamos sem resposta, é desatenção. E, se algum amigo prefere os aparelhos de celular comuns e não têm WhatsApp, é um alienado.

De repente é como se a comunicação virtual nos controlasse e ditasse as regras do bom comportamento. Quando estou dirigindo, não atendo o celular de jeito nenhum. Nem com fone de ouvido ou viva voz. Celular distrai e compromete a segurança. Já fui, inclusive,  repreendida por chefes e colegas de trabalho. Não me importo. Privilegio a segurança. Ponto.

Minha gente não temos que obedecer a essas regras que levam a fazer loucuras, como digitar mensagem dirigindo, porque alguém quer uma resposta imediata. Já houve acidentes graves por isso.

O mundo não vai acabar se  desligarmos o celular por duas horas enquanto estamos no cinema ou em um show.

Como já disse sou uma grande entusiasta da tecnologia e procuro aprender e adotar tudo que facilite a minha vida. Mas quero a tecnologia ao meu serviço, ao meu dispor e não o contrário, pois seria uma servidão sem nenhum propósito.

Sei que na hora que a gente entra nas redes sociais é como se abríssemos mão de nossa privacidade. Mas não precisa ser assim. Com algumas configurações e um pouco menos de obediência à tirania das redes, podemos estar conectados sem termos a nossa liberdade comprometida.

Quando as pessoas me enviarem uma mensagem por MSM (superado já né?), WhatsApp, Menseger, Telegram, o que for e constatarem que li e não respondi, não precisam conjecturar ou imaginar os motivos. Quando eu não responder logo a uma mensagem só existem duas respostas: ou estou ocupada e não posso responder naquele momento ou não respondi porque não quis. Em qualquer dos casos não há nada que a pessoa que enviou a mensagem possa fazer a não ser esperar.

Entre nas redes, comunique-se e relaxe. Vamos tomar um chazinho de camomila, um suquinho de maracujá e nos manter calmos. Para que a pressa? Respondamos nossas mensagens quando pudermos, no momento mais adequado e deixemos de neura. O mundo não vai acabar só porque não recebemos uma resposta, uma comentário, uma curtida. Bem, e se o mundo acabar, então nem vai precisar mesmo responder.  Então Keep Calm e aproveite.

Obs: A autora é  jornalista, blogueira e Assessora de Comunicação.
Imagem enviada pela autora.

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]