Dênis Athanázio 15 de setembro de 2016

denis corda bamba

http://obviousmag.org/denis_athanazio/
https://denisathanazio.wordpress.com/

O equilibrista começa a subir a enorme escada para executar seu mais famoso número. A plateia que assiste o espetáculo tem um olhar atento e a alma preocupada. Após subir o último degrau da escada, o equilibrista respira, e com o auxílio de um bastão, começa sua jornada rumo ao outro lado do picadeiro. De repente, sua perna treme e parece que vai cair, a corda balança, e a plateia se assusta. Mas ele volta a se equilibrar, levanta a cabeça e termina seu número com muitos aplausos.

Algumas pessoas pensam que se equilibrar é estar sempre estável, estático, viver sempre de forma previsível. Quem foi o inventor dessa mentira? Não podemos prever praticamente nada nessa vida! Passamos todos os nossos dias, tentando aprender essa difícil lição. Percebemos nossa fraqueza e impotência perante a vida, mas por outro lado, paradoxalmente descobrimos nossa força, isto é, “que quando estou fraco então sou forte” citação do Apostolo Paulo em uma de suas cartas aos Coríntios.

Quando entendo que sou limitado, posso tentar ressignificar dentro de mim minhas fraquezas e quem sabe, conseguir superá-las ou aceitá-las podendo viver de uma forma mais consciente. Quem não enxerga nenhuma fraqueza que tem é alienado, perdido dentro de si mesmo. Até perceber um dia em cima da corda bamba, que não sabe se equilibrar pois nunca pensou que poderia cair.

Se equilibrar na corda bamba da vida é saber que ela balança, e que apesar desse balanço todo, temos que continuar vivendo fazendo o que “dá pra fazer” para não cair. Algumas vezes tomamos grandes tombos, mas temos que tentar subir a escada novamente rumo a inconstante corda bamba.

Com experiência e treino, o equilibrista pode diminuir seus tombos aprendendo com os erros passados, não repetindo os mesmos no presente nem no futuro.

O que desejo para você e para mim é que, ao chegarmos do outro lado do picadeiro, possamos olhar para trás com um sorriso discreto e com a certeza de que valeu a pena todo o caminho percorrido.

Obs: O autor é Psicólogo, palestrante, terapeuta de família casal.
Imagem enviada pelo autor.

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]