Edilberto-2015-blogatualizado

[email protected]
https://blogdopadresena.wordpress.com

O que será de uma família ribeirinha, lá em Barcelos, no Amazonas, ou em Coroatá no Maranhão, ou mesmo na cidade de Guajaramirim em Rondônia, se o plano perverso do governo interino de Michel Temer for executado?

Segundo esse plano dele e de seu ministro da fazenda Henrique Meireles, é preciso fazer cortes profundos  nos gastos do governo, pra levantar a economia. Isso implica entre outros cortes, o esvaziamento do Sistema Único de Saúde. O SUS já vem capengando há um tempo, pessoas necessitadas esperam até meses por um tratamento médico mais exigente. Porém o governo interino vem dando sinais de que o que importa agora é salvar a economia, equilibrar as contas públicas.

Mas em vez de cortar os ganhos dos ricos, decide empobrecer os mais pobres. Além de planejar cortar recursos da saúde, incluindo o SUS, agora se vê obrigado  a dispensar dois mil e quatrocentos médicos cubanos, do programa mais médicos. Isto porque o governo cubano tem compromisso sério com a justiça social e seus médicos são solidários com países onde os governos tem compromisso com a saúde dos pobres.

Então, como  Michel Temer  não liga para os pobres o governo cubano retira seus médicos ao final do contrato de três anos. Michel Temer anuncia que vai substituir por médicos brasileiros no programa mais médicos. Quais os médicos brasileiros que topam ir lá na Boca do Acre, ou em Cruzeiro do Sul, ganhando dez mil reais por mês trabalhando 8 horas por dia?

Por isso a pergunta inicial, o que será dos pobres brasileiros neste novo governo que se apossou do cargo com o impeachment de Dilma Rousseff? Tem jeito? Tem sim, se os e as eleitoras da Amazônia acordarem e começarem a mudar prefeitos e vereadores que nunca mostraram compromisso com os direitos e necessidades dos pobre s desta Amazônia e deste país. E acordados se unirem aos que estão pressionando para uma mudança mais profunda do sistema de democracia falsificada com políticos irresponsáveis decidindo a vida dos brasileiros. Uma outra democracia é possível, com cidadãos lutadores.

Obs: Coordenador da Comissão Justiça e Paz da Diocese de Santarém (PA) e membro do Movimento Tapajós Vivo.
Autor dos livros: Amazônia: o que será amanhâ? (Vol I e II) e Uma revolução que ainda não aconteceu.

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]