FOTO Deborah nova 1

[email protected]
http://deborahviegasblog.wordpress.com

A verdade é que nós nunca estamos preparados para dizer adeus àqueles que verdadeiramente amamos, pois na maioria dos casos nós aceitamos, sem querer, o apego. Queremos nossos entes queridos ao nosso lado, pois eles nos trazem a certeza de que ainda não estamos sós. Sobre o amor genuíno: refere-se a toda a forma de bem querer uma vez que o estar ao lado de seu amado requer reciprocidade e o adicionar a felicidade do mesmo. Às vezes, quem a gente ama não corresponde ao sentimento da mesma forma e, por mais que doa, é preciso aceitar e desejar o despertar do seu sorriso. Estar preparado para pôr em primeiro lugar a felicidade do próximo mesmo que sendo esta a sua escolha de seguir em paz, não é nada fácil, principalmente quando você não quer isso e tem o poder. E ao dizer adeus, resta uma dúvida: quando as pessoas morrem? Ao enterrá-lo, ainda escuta-se seu nome, as pessoas comentam, é como se continuasse ali. Termina-se uma missa dolorosa, as pessoas gradativamente vão embora, por último despede-se Sra. Elena, a viúva. O vento sopra, as nuvens se contraem, os respingos da chuva começam a aparecer enquanto derruba-se o último pó de terra que acobertava o caixão de Sr. Roberto. O céu escurece, as folhas dançam a favor da forte ventania e neste momento percebe-se que há tempos não se escuta mais nada a respeito do Sr. Roberto. Entre os amigos, alguns meses de comentários. Já na família, alguns anos de lembranças e sinceros arrependimentos. Após 10 anos, 5 lembranças ao ano, 20 anos, 3 lembranças ao ano, 30 anos, 1 lembrança ao ano, 40 anos… Após 70 anos da morte de seu pai, Maria sorri e expressa em detalhes lembranças das quais viveu com seu velho quando era apenas uma criança. “Ah, mas meu pai sempre me dizia com aquele chapéu engraçado e o bigode alto: ‘Dona Maria, Dona Maria, já disse a você? Não é com vinagre que se apanha as moscas’ Eu nunca entendia, sabe?” E então começou a gargalhar. Não entendi também o que significava isso e nem o porquê dela rir tanto. Mas é entre suas risadas que percebo que é possível em um pequeno momento, reviver a alma de quem já partiu há tanto tempo.

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]