Os Desafios Da Construção Da Educação Do Campo e Camponesa
[email protected]

Pensar a educação do campo e camponesa exige se despir dos vícios e desvio construído pela educação tradicional, que reduz o conhecimento e a educação ao método formal e quadradinho que aliena o conhecimento e por se consequência às pessoas, inibindo a capacidade humana de pensar e repensar o mundo.

A educação camponesa nasce da informalidade camponesa, no saber construído e reproduzido socialmente na historia do campesinato, através da resistência e da insistência, do diálogo, da oralidade, da observação, das experiências erradas e acertadas, das inciativas inovadora que dialeticamente se constrói em cada momento histórico.

Pensar essa educação camponesa é mais que querer uma educação diferente, significa afirmar a identidade e ao mesmo tempo se projetar para a contrução de um projeto de campo. Por isso nossa educação tem que contrapor aqueles que nos oprime ela não dialoga com o agronegócio, que através do estado que se apodera das conquistas populares, inclusive das politicas publicas.

Quando falamos de educação do campo e camponesa, estamos dizendo que nossa escola deve ter compromisso com o projeto de sociedade que defendemos, que a educação deve formar os sujeitos para construção desse projeto. Para isso deve pensar a partir da realidade não apenas para realizar a atividades de maneira coletiva, mas no compromisso de interrogar o que esta errado,  com tarefa de provocar a organização e construção de ferramentas que possibilidade transformar a realidade.

Esse desafio não significa abandonar a luta por politicas publicas. Queremos escolas no campo, nas comunidades com infra estrutura, aberta e imponderada pela comunidade, aproximando o conhecimento sistematizado e  a oralidade camponesa construída milenar pelos povos.

Precisamos pensar da educação infantil a educação superior onde crianças e jovens são protagonista de sua própria historia.  Precisamos pensar na construção do homem e da mulher nova , mas ao mesmo tempo cuidar dos idosos e beber de suas experiências, na lida com terra, com trabalho, as crenças, as lutas , a cultura,  teimosia e desconfiança camponesa.

Nesse sentido não estamos apenas falando em acesso. Estamos indagando que tipo de educação queremos para as crianças e jovens estudar. Para qual modelo de campo? Qual modelo de sociedade? Que juventude queremos projetar ? É necessário romper com  educação que da poder apenas a quem tem títulos.  Podemos observar em nossa comunidades que tem famílias camponesas que produz agro ecologicamente, mas não sabem sistematizar através de sua escrita o que sabem. Por outro lado as uni verdades e escolas estão cheias de professores dando aula daquilo que não sabem e nem tão pouco defendem.

Nosso desafio é trazer os educadores para a luta e levar os camponeses para escola e universidades. Não apenas para aprender mais ,para ensinar o que os diplomados não sabem, por que estudaram em uma universidade que nega o saber popular e a sabedoria camponesa.

Vivemos em um país com muitas leis bonitas, conquistada pela lutas dos povos. Porém temos um sistema de educação fragmentado, município estado e união, onde as leis se contradizem e exige uma luta sistematizada pelo acesso aquilo que  é de direito.

Lutar pela escola camponesa é exigir do estado politicas publicas e ao mesmo tempo exigir o direto e autonomia do domínio popular sobre a politica pedagógica das escolas, o que ensinar? Como ensinar? Onde se quer chegar com o que se aprende? É necessário que a escola leve os camponeses para dentro, para falar da cultura, contar historia, ensinar os agrônomos e técnicos observar a natureza para construir a horta da escola.

Compreender que a horta não é apenas uma disciplina do professor de técnicas agrícolas, pois nela se pode trabalhar a ciência a matemática a, língua portuguesa a biologia a cultura a política. Nossa escola deve estar aberta a critica para não minimizar a educação camponesa aos métodos que ridiculariza a educação popular apenas em métodos participativos que não se compromete em transformar as coisas.

A educação camponesa é popular e tem compromisso de mobilizar, de problematizar, de organizar e de acreditar que as pessoas são capazes. Tem o dever de ensinar a técnica e compreender a politica comprometida com a ruptura com a construção do novo ser.

Não existe escola camponesa, sem luta permanente pela escola, pelo acesso a terra a agua, moradia, politicas publica , lazer, agroecologia, gênero, cultura. A educação não permite neutralidade, é preciso fazer como as crianças aprender brincando, não precisamos ter medo de afirmar que a educação politica. Ou ela esta com agricultura camponesa ou esta com agronegócio. Precisamos levar o jeito de ser camponês e camponesa para escola, juntamente com o jeito de organizar dos movimentos populares desafiando para construção de experiência de poder popular.

Obs: O autor é formado em pedagogia .” me sinto educador popular não sou funcionário público. sou camponês vivo na roça com minha esposa e 3 filhos aqui produzimos de um pouco de tudo. a pedagogia nos permite olhar o mundo de forma crítica e organizada.” 

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]