Foto pra blog  frei adolf

Não leia esta página quem não acredita em milagres.

Do lado de cá uma Comunidade de Base do Pernambuco. Do lado de lá seus amigos alemães. Nos anos setenta, Padre Geraldo Leite, pároco na Ponte dos Carvalhos, mantinha contato com fieis em Freiburg. Eles queriam saber que novidade é esta que vem do Brasil e convidaram-no a visitá-los junto com uma turma animada. Queriam saber que é isto: Teologia da Libertação?  O grupo espalhou esperança e alegria no canto e na dança, ao ritmo da sanfona do Pedro e na vibração dos tambores. Celebração e lazer não dava para distinguir. A visita foi encerrada com uma grande festa num povoado perto de Freiburg. Jovens e velhos não resistiam diante das danças pernambucanas. Muitos expectadores se arriscavam a entrar na grande roda. Mas havia ali uma jovem presa na cadeira de roda que olhava com tanta vontade: para ela não  tinha ciranda. Contudo, a ansiedade dela foi captada por Raimundo, que de repente saiu da roda, ao encontro dela, e falou: “Eu quero dançar contigo!” Despreocupado de como daria certo, ele pegou as mãos dela, arrancando-a do impedimento, caindo na festa. E na dança curou a jovem. Ela não voltou para a cadeira de roda.

Duas vezes me dei mal, quando quis contar esta história. O pessoal me olhou como um coitado. Depois calei minha boca. Mas já que ainda creio neste episódio, narrado no Pernambuco e confirmado em Freiburg, quero usá-lo para explicar um milagre invisível, no qual também creio firmemente: Quando a fé se renova, ela quer dançar, porque esta é a linguagem da alegria que todos entendem. A fé libertada se apressa em libertar os outros. Estes podem dizer: “Não sei dançar”. Podem estar com um tipo de paralisia: Mas eles vão sentir forças das quais não tinham ideia, e se deixarão conduzir. No meio do caminho árduo cai do céu um gostinho da Grande Festa que nos espera. Sim, quando a fé faz o convite, a saudade não pode resistir. Quem diz que não tem Ciranda para ti? De repente a cidade de Freiburg está na Ponte dos Carvalhos.  (NomomentoemFreiburg – 13 de março de 1994.)

Obs: O autor é  Frade Franciscano, nasceu na Alemanha em 1940.
Chegou ao Brasil como missionário em 1964. Depois de completar os estudos em Petrólis atuou no Piaui e no Maranhão. Exerceu trabalhos pastorais nos anos 80 em meio a conflitos de terra. Desde 1995 vive em Teresina no RETIRO SÃO FRANCISCO onde orienta pessoas na busca da vida espiritual.

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]