foto edna leuthier

[email protected]

04/12/2012

Este 2012 se coloca num ano bastante significante para o Estado de Pernambuco e para o Brasil. Afinal, além de ser estabelecido o Educador Paulo Freire como Patrono da Educação Brasileira, em 13 de abril; do cineasta Kléber Mendonça Filho no filme “O som ao redor”, ganhar prêmios na 40ª edição do Festival de Cinema em Gramado, destacando-se nos requisitos melhor direção, mais preferível pelo júri da crítica, com mais apreço pelo júri popular, em 18 de agosto; do estudante Ilo Pereira de Sá Emerenciano ter conseguido a medalha de ouro na Olimpíada Iberoamericana de Física na Espanha, em 22 de setembro; da Escola Estadual Tomé Francisco da Silva receber Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar, em 05 de novembro; se notabiliza também a consagração de Joaquim Benedito Barbosa Gomes como presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), em 23 de novembro, data em que o Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC) comemora mais de um ano de existência.

Longe de ser produto do acaso, as conquistas dos méritos supracitados se deram pelos resultados da tenacidade, do trabalho, do entusiasmo, do anseio e da obstinação das pessoas envolvidas nos diversos espaços educativos, assim sendo, os êxitos alcançados representam as vozes, os projetos coletivos desses seres humanos, e jamais as ações individualizadas, simplificadoras das relações sociais.

Ao se dirigir o olhar para o HUOC registram-se os votos de aplausos pela história de sucesso, atuando como uma espécie de cerne decisivo articulador dos mais diversos interesses tanto no universo acadêmico como da população atendida. É bem verdade que nessa instituição se elegeu como eixos norteadores do trabalho, a clareza de que o essencial é se ter o entendimento de que concretizar o novo não precisa necessariamente, realizar tudo de novo. Não sobrepujar o muito do que de bom foi desenvolvido, nem desconsiderar os empecilhos arduamente ultrapassados.

Destaca-se que o referido hospital universitário se apresenta como referência nas regiões norte/nordeste nos serviços de doenças infecto-parasitárias, nas cirurgias de transplante de fígado e videolaparoscópica, nos atendimentos nas especialidades cardiologia, pneumologia, entre outras. No qual se observa a discussão processual e resistência cotidiana a quaisquer situações de desumanização, exigindo-se dos poderes públicos mais financiamentos necessários ao desenvolvimento das ações correlatas.

No coquetel em homenagem ao presidente do STF anteriormente citado, o Ministro do Supremo Tribunal Federal Luiz Fux fez um solo de guitarra e cantou “Um dia de Domingo”, de Tim Maia. Na referida composição pode se encontrar as afirmações: “Eu preciso respirar o mesmo ar que te rodeia, e na pele quero ter o mesmo sol que te bronzeia, eu preciso te encontrar e outra vez sorrindo, te encontrar num sonho lindo…”. Tendo-se por base estas assertivas importa dizer que os integrantes do HUOC distante de estarem se confortando sobre os triunfos dos 128 anos de trabalho, estão cônscios das responsabilidades e reiteram a pretensão de avançar, nas atividades cujo modelo de saúde busque gradativamente a superação da clássica visão clínico-assistencial de cuidado da doença e assuma a perspectiva da promoção da saúde, o que exige mais do que nunca a participação organizada e conjunta dos profissionais, estudantes, representantes da sociedade civil, dos governantes, no pensar e agir, cuja respiração, energia, expressão do sorriso possam proclamar o sonho lindo, dias melhores para as gerações atuais e futuras.

Portanto, caso não se apresente até este momento as condições políticas ideais para o alcance do sonho coletivo, é hora de se trabalhar cada vez mais, assumir avanços e recuos e extrair, especialmente lições de vida. Assim, a promoção da Saúde pode se tornar um sonho possível para todos.

Obs: Professora da Universidade de Pernambuco – UPE. Integrante do Conselho de Representantes da Seção Sindical dos Docentes da Universidade de Pernambuco – ADUPE.

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]