João 13,31-35
No final do capítulo 12 do Evangelho de João, se lê: “Quem me vê, vê aquele que me enviou. Eu vim ao mundo como luz, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas” vv. 45-46.
Hoje, no final do capítulo 13, Jesus vem nos dar o seu “novo mandamento”: “Amai-vos uns aos outros. Como eu vos amei, assim também deveis amra-vos uns aos outros” E acrescenta, logo em seguida: “Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se vos amardes uns aos outros”.
Num cartaz, na entrada duma igrejinha se podia ler: <<Procure viver como Jesus ensina, pois talvez você seja o único Evangelho que muita gente vai ler na vida>>.
Quem acompanhou a votação de domingo passado, 17/04, na Câmara Federal, até que ouviu da boca de muitos deputados a invocação do nome de Deus… Mas, será que pôde perceber neles e nelas a presença de Jesus?… Deu para reconhecê-los como discípulos do Mestre de Nazaré?… Pôde ler no testemunho deles o Evangelho do Reino da Verdade, da Liberdade, do Amor?…
Não por acaso, o Evangelho de hoje começa assim: “Depois que Judas saiu, Jesus disse: ‘Agora foi glorificado o Filho do Homem, e Deus foi glorificado nele. Se Deus foi glorificado nele, Deus também o glorificará em si mesmo, e o glorificará logo”.
Quem é vítima da ganância e da injustiça dos poderosos deste mundo, que usam seu santo Nome em vão, não perde por esperar: o julgamento de Deus, a sua justiça e a glorificação que ele garante, em Jesus, aos que sinceramente buscam o seu Reino de Verdade, Justiça e Amor, não tardarão!
Obs: Reginaldo Veloso de Araújo é Presbítero das Comunidades Eclesiais de Base – CEBs, no Morro da Conceição e Adjacências, Recife-PE.
Compositor litúrgico, com diversos CDs gravados pela COMEP/Paulinas e pela PAULUS.