Saulo Marden 15 de maio de 2016

Saulo foto

[email protected]

“Sabe quem poderá substituí-lo? O espírito dele que ficou em centenas de corações.”
Autor desconhecido

Na juventude da velhice, passava a maior parte do tempo em casa.  A cadeira de balanço, os livros e um rádio; ferramentas utilizadas para esticar o tempo.
As histórias, contadas ao som da música da tristeza, ajudava-o a enxergar as lições da vida. Vida comparada a que conheceu no interior do sertão onde nasceu e cresceu ao lado do sofrimento, ao lado da seca.
Entre outros tantos bravos, conheci um que deixou a sua terra para tentar a vida na cidade grande. Com salário curto levou uma vida regrada. Casar e educar os filhos foram as únicas aventuras. Acostumou-se a ter pouco e, com este pouco fazia milagres: uma reserva sempre estava a postos para os dias difíceis.
Adoeceu ainda moço e logo se aposentou. Daí em diante a vida tomou outro rumo. O vigor da força física foi deslocado para a mente, onde a leitura o mantinha atualizado e em constante atividade. Sentia-se forte, vivo ao saber que, embora preso em sua própria casa, ainda podia fazer alguma coisa por alguém. Encontrava na conversa, no bate-papo, um bálsamo fortalecedor. Raros, eram os dias sem visitas. Evitava assim, entrincheirar-se e ser levado a um imaginário distante e distinto do tempo em que viveu.
Lembro-me sentado na cadeira de balanço com os dias minguantes. Livro na mão, rádio ligado, enquanto o mundo lá fora girava sem parar. Ainda assim, nunca perdeu a esperança. Costumava dizer: um dia a minha vida será outra.
As horas de repouso eram mínimas: uma após o almoço e quatro na madrugada, quando as idéias perdiam o brilho, cediam ao sono. Quando perguntado sobre o que sonhara respondia: Não me lembro. A alma presa ao seu mundo – a casa – não alimentava fantasias. Nem por isso sentia-se entregue. Via a vida passar, mas não se entregava, não permitia ser impossível vivê-la. Afastava a solidão, o ostracismo embriagando-se com os diálogos. Certa vez, presenciei um:
– Malaquias, você sabe que Jerônimo vai se casar?
– Não. Com quem?
–  Feliciana, a filha de Porfírio, lembra-se?
–  Fe li ci a na? Impossível, ele mesmo disse que jamais se casaria com ela!
–  Pois é. Mas, quando soube que o pai tinha umas terras, mudou de opinião, resolveu casar.
–  Samuel, onde já se viu dinheiro comprar felicidade.
–  Tem razão, mas ele não pensa assim.
–  O que trás felicidade é ser compreensivo, saber ouvir e agir nas horas certas com poucas palavras. Sugerir ao outro uma alternativa e deixar que ela assuma a ideia.
–  Até certo ponto eu concordo. Quando se visa dinheiro, por mais que se ofereça outra coisa o outro nunca ficará satisfeito.
–  Depende. Pode ser que a convivência mude as intenções. Entretanto gostar mesmo, sentir amor pelo outro, será difícil. Não considero impossível. Mas, neste mundo, com boa vontade, se consegue tudo. Depois, talvez ele enxergue que o dinheiro não lhe deu felicidade e mude de atitude.
–  Ainda acho que, mesmo assim, se ele quer casar porque pensa em ter conforto com o dinheiro dela, dificilmente mudará as intenções.
–  Jerônimo não está sendo sincero, nem com ela, nem com ele mesmo. Depois de algum tempo, vai descobrir que não valeu a pena. A falta de sinceridade lhe trará dinheiro, mas não felicidade. Feliciana poderá demonstrar amor por ele sem receber? Será difícil. Eles vão conviver num mundo de falsidades. A vida de um casal deve ser construída em cima de sinceridade. A sinceridade gera confiança, une. A falsidade separa. A harmonia gera compreensão. A desavença a incompreensão.
–  Tem razão, se confiarmos em quem fala, acreditaremos no que ouvimos.
–  A conversa é um bom começo para os que querem se acertar. Nada melhor do que concluir uma boa prosa enxergando uma saída para os problemas ou um sentido para a vida. Ficará mais fácil se o outro compreender que existe certa cumplicidade na busca de uma alternativa.
Era assim que meu pai enfrentava o mundo, apesar dos maus momentos que passou. Várias vezes o ouvi dizer: Deus sempre nos surpreende. Se for coisa ruim tento esquecê-las, substituí-las, eliminando-as da mente. Às vezes faço uma troca. O prazer de executar qualquer coisa nos faz esquecer, nos distrai e alivia o sentimento. Experimente. Veja como é fácil.
Desta forma, levava a vida. Lado a lado, juventude e velhice. Estado terminal do corpo, não da alma, nem do espírito. E, segundo ele, o espírito, após a morte do corpo se integra ao todo, ao cosmo para depois voltar… E não concluía a frase. Outra vez me disse: Há vida em tudo. Até na morte há vida. O estado permanente de transformação da matéria faz da morte, vida.

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]