Mamãe, acordei louvando a Deus os seus 90 anos… É muito, muito a agradecer. Você nos ensina a viver sempre na alegria, acreditando no amanhã.
A vida vale por momentos como este. Um boa noite a todos e um agradecimento especial a cada um pela presença carinhosa.
Comemorar mamãe aos 90 anos é graça e graça sem limites… Surpreendente não diria, até porque as MAIAS, normalmente, passam mais tempo por aqui do que muitos…
Essa dona HELENA merece mesmo todo e qualquer tipo de homenagem, porque chegar inteira nessa idade é para poucos… Há muito o que destacar nessa mulher que vive cada instante com uma emoção que alguns corações não suportariam… Para ela, cada acordar é único, e a sua agenda se encarrega de fazer o dia se tornar sempre muito dinâmico e agitado.
Mamãe aos 90 anos é um marco para nós e, acredito, para vocês e muitos que com ela convivem… Ligeirinha, sempre vaidosa com o trajar e os cabelos, sem esquecer a bengala que, até pra se apoiar, coloca charme, é uma figura muito singular que conquista muitos…
Mamãe aos 90 anos é ensinamento diário para nós. Viver com ela é aprender que a vida é rápida, efêmera, que precisa ser vivida na plenitude e sem esperar muito. O seu imediatismo é tanto que, às vezes, de forma exagerada, chega a nos incomodar. Costumamos dizer: calma, mamãe; calma, veia… O pique de dona Helena é invejável, porque não tem hora nem dia para sair. Surgiu alguma novidade no cenário, ela abre o coração, veste uma roupa sempre condizente com o horário e o lugar, aciona sr. Gilson, e eis mamãe no trânsito com um destino certo.
Em casa, na rotina do dia a dia, o jornal é um dos itens prediletos. O maior, com certeza, é o cafezinho pós-almoço e às cinco da tarde. Com filhas ou sozinha, o café acontece e, se tiver um bolinho, melhor ainda… Gulosa mamãe? Nem pensar, gulosérrima. Também com a taxa de glicose equilibrada, tem mais é que ser … É uma boquinha nervosa para sobremesas, e o petit gâteau é o prediletíssimo…
As novelas seguram mamãe, de fato. A das seis, então, é a favorita. Eu, particularmente, evito ligar nesse horário porque sei que ela está antenadíssima.
Interessante é quando a gente liga e convida para uma saída e ela diz que vai consultar a agenda… Existe isso, minha gente? Uma senhora de 90 anos com uma agenda farta, com compromissos normalmente inadiáveis. Eu, particularmente, nunca vi.
E as aulas de computador? E o desejo de entrar no whatsapp? Nesse desejo, ela foi barrada pelos filhos, porque imagina a confusão que ia ser… Eu nem quero imaginar…Freamos, e foi freio de amor para ela e para todos nós. Já tem o teclado, também, que preenche o tempo e alivia a alma, faz repousar a mente e o coração. O que vale é que é bem pertinho daqui, lá em Piedade… Isso é fantástico, porque não há tempo nem distância para mamãe, tudo está ao alcance. Também com sr. Gilson tudo se encurta….
Em casa ainda, cercada, e aqui a palavra é propositalmente colocada, dos carinhos e denguinhos de Célia, tudo acontece da melhor forma possível Os remédios ingeridos na hora certa, o banho com todos os aparatos, o vestir a roupa, sobretudo o atacar dos botões porque a mãozinha dificulta essa ação.
E a missa dos domingos? Quem me leva e quem vem almoçar? são perguntas sempre feitas aos filhos partir da quinta-feira. Isso porque precisa organizar o cardápio do final de semana…
Os encontros com Frei Evilásio são verdadeiros bálsamos em sua vida, sem esquecer as mães cristãs pelas quais mamãe sempre tem muito carinho.
A Família? Sempre ligada em tudo e em todos, ávida para participar de todos os eventos familiares, lamenta a ausência de muitos que optaram por morar fora. Se não fosse o dinheiro curto, ia vê-los sempre que a saudade batesse. A turminha daqui, destacando Catarina que é, sem dúvida, ainda a princesa única, é o xodó. Bisa Lena fica inquieta se passar mais de um dia sem vê-la … Os outros que se cuidem, estão fora, perdem o trono… Ela procura no dia a dia acompanhar as atividades de cada filho e, se der uma brechinha, ir com eles também…
Os parentes são sempre lembrados por ela… Os cunhados e sobrinhos são alvo de interesse e preocupação, e, se algum estiver doente, começa logo a rezar… Aniversário? Não esquece quase nenhum. Eta memória admirável !!!! Gosta de preservar esse círculo familiar, não abrindo mão de vez em quando de fazer as visitinhas…
Os amigos são muitos e são fiéis … Procura sempre ligar, presentear, fazer algo que sintam que ela não se esquece deles… Se não estão por aqui, envia email e aí vale como um presente. O importante é demonstrar que está bem presente em sua memória. Essa dona Helena não existe …
Gosta de religião e procura ir sempre à missa, apesar de já ser perdoada na idade… Raríssimo assiste na televisão, e quando acontece é porque os filhos estão comprometidos, sem condições de levá-la… Gosta da prática da caridade e da ação do bem. A OAF que o diga com seus feitos, sobretudo a catequese. Uma das grandes paixões da minha mãe é a OAF, até porque eu diria é paixão familiar. Começou com papai e mamãe e foi contaminando muita gente da família…
Mamãe, você é uma figura, uma grande figura! Alguém que marca por onde passa… Não é à toa que hoje estamos aqui reunidos para brindar sua vida, para aplaudir sua caminhada. Na alegria, no louvor… Como na vida nada é completo, lamentamos muito a ausência de papai, porque, temos a certeza de que vocês juntos dariam um banho na hora da valsa. Afinal, ficaram bem guardados em nossa memória os domingos no kimolos, quando, sentados, assistíamos vocês darem um verdadeiro show de dança.
Mamãe, sinta-se beijada e amada por todos nós… Hoje a festa é sua, a festa é nossa !!! Parabéns ! Seja sempre feliz! Basta ser Helena Borges, e isso basta !
Com o nosso carinho
Obs: Imagem enviada pela autora.