Já faz um bom tempo que eu estava desejoso de falar sobre o uso e efeitos da Vitamina C (ácido ascórbico), mas enfim chegou a oportunidade, mas peço a todos o seguinte: LEIAM ATÉ O FINAL! Pois eu tenho certeza que vocês terão uma grande surpresa.
Em primeiro lugar uma dica, o interessante é que sempre que você for adquirir a sua Vitamina C, preferencialmente escolha um produto que venha adicionado o Zinco, e por que isso?
Além do auxilio do zinco na produção de GH, (e isso é muito importante para quem desenvolve qualquer atividade física) ele também age na redução da aromatização da Testosterona. Para quem não sabe o que é aromatização da testosterona vou explicar muito brevemente:
Ao mesmo tempo que a testosterona é primordial para o organismo, pois ao contrário do que a maioria das pessoas pensam, suas funções não estão relacionadas unicamente à libido, mas também muitas são as formas de seus níveis caírem, por exemplo, stress, depressão, irritabilidade, horas de sono insuficiente, sedentarismo, fobias, maus hábitos alimentares, etc. e além disso ainda existe a aromatização que é quando uma porção da testosterona é transformada em estrógeno, além de muitas das causas citadas também serem responsáveis pela sua aromatização.
O cortisol é uma das substâncias mais catabólicas do nosso organismo, e ele é sempre secretado em situações de stress, o qual como citamos acima é um dos responsáveis pela redução da testosterona e sua aromatização. Quando se faz o uso da vitamina C ela passa a ter a capacidade de reduzir o raio de ação do cortisol, podendo-se aumentar, com isso, os níveis de testosterona em até 20%, desde que ela esteja abaixo dos seus níveis normais.
A vitamina C é muito importante para a metabolização de colágeno, além de otimizar a cicatrização, agora acredito que todos começam a perceber como isso é importante para a saúde de nossas articulações. Por exemplo, as mulheres que fazem uso de colágeno, principalmente com fins estéticos, podem observar que a maioria deles vem com Vitamina C em sua composição.
Favorece a formação de glóbulos brancos e, portanto tem ação primordial no reforço de nosso sistema imunológico, além de ser antioxidante.
Favorece a absorção do ferro e aumenta a diurese.
A VITAMINA C É EFICIENTE NA PREVENÇÃO E COMBATE A GRIPE?
Em 1970 o cientista Linus Pauling afirmou que a ingestão diária de grandes doses de vitamina C é necessário para a prevenção da gripe, ele mesmo alegava ingerir em torno de 30 g por dia, o que sabemos hoje ser impraticável.
Como base nas afirmações de Pauling em 2013 um estudo do Centro Cochrane, com base em Metanálise (análise da análise) Revisão Cochrane comparou 29 estudos e um total de 11.306 participantes que tinha como objetivo identificar o risco de alguém contrair resfriados enquanto tomavam suplementos de pelo menos 200 mg de Vitamina C, e qual foi o resultado?
1º GRUPO: Constituído de 10.708 pessoas normais sedentárias, apresentaram um risco relativo de 0,97 significando que simplesmente o seu uso é inócuo.
2º GRUPO: Constituído de 598 indivíduos praticantes de atividades físicas, os quais apresentaram um risco relativo de 0,48 o que significa a redução da possibilidade da contração do resfriado.
Também foi a validada a duração do resfriado após a sua administração, tendo sido reduzida em 8% nos adultos e 14% nas crianças.
Podemos resumir tudo isso de uma forma bem simples:
A vitamina C é um excelente coadjuvante e suplemento alimentar que, sem dúvidas, deve fazer parte de nossas rotinas alimentares, mas o ponto mais importante que deve ser levado em consideração é o seguinte:
“O uso de Vitamina C só passa a ser efetivo de fato, para aquelas pessoas que aliam a esse hábito alimentar a prática de atividade física” inclusive sendo excelente substituta a Glutamina. Em breves palavras, vitamina C só funciona em conjunto com atividade física, caso contrário é dinheiro indo embora com a urina.
REFERÊNCIA: Douglas RM, Chalker EB, Treacy B. Vitamin C for preventing and treating the common cold. Cochrane Database Syst Rev. 2000;(2):CD000980.
Mas com toda certeza acredito que suas mentes já devem ter formulado inúmeras perguntas que serão excelentes temas para futuras postagens como por exemplo: Qual o melhor horário para a sua ingestão? Qual a posologia ideal? Quais as melhores fontes? etc.
Bons estudos a todos.
Obs: Imagem enviada pelo autor.