camila como vencer o medo

www.defesadafe.org

Todos os dias nós somos bombardeados pelo medo. Medo da violência, medo da crise econômica, medo de perder o emprego, medo de pegar alguma doença… Todos nós somos atacados pelo fantasma do medo em várias áreas de nossas vidas e devemos saber lidar com ele. E é sobre isso que eu gostaria de conversar com você hoje. Você sabe lidar com o medo?

Todo crescimento e amadurecimento pressupõe desafios e o medo é um instrumento muito usado para paralisar e nos impedir de avançar naquilo que Deus tem para nós. É normal e plenamente aceitável sentir aquele “friozinho na barriga” diante de algo novo, o que não é aceitável é que se deixe de avançar por causa do medo.

Primeiramente é importante destacar que a Palavra de Deus nos diz em 2 Timóteo que o medo não foi dado por Deus.

Porque Deus não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação. (2 Timóteo 1:7)

Deus não nos deu espírito de medo, mas Ele nos dotou com fortalezaamor e moderação, armas que vencem qualquer medo.

FORTALEZA

O SENHOR é a minha luz e a minha salvação; a quem temerei? O SENHOR é a força da minha vida; de quem me recearei? (Salmos 27:1)

Eis que Deus é a minha salvação; nele confiarei, e não temerei, porque o SENHOR DEUS é a minha força e o meu cântico, e se tornou a minha salvação. (Isaías 12:2)

É muito importante que o cristão conheça e tenha intimidade com o seu Deus e a força do seu poder. Quando se conhece alguém, torna-se apto a julgar entre confiar ou não naquela pessoa. Quando se cresce em intimidade com essa pessoa, você passa a ter experiência como ela e SABE se ela é ou não confiável.

Nós cristãos devemos andar em intimidade com o nosso Pai, não apenas conhecendo a sua Palavra, mas sabendo que ela é verdadeira e real pois você já testou da fidelidade de Deus em sua vida.

Quando se conhece o seu Deus não há o que temer, pois se sabe que Ele é a fortaleza que habita dentro de nós. Sabe-se que quando achamos que não temos força, que somos fracos, ai é que somos fortes (2 Coríntios 12:10), pois ele assume as nossas forças, e na força do Senhor podemos enfrentar qualquer desafio que se levante diante de nós (Filipenses 4:13).

AMOR

No amor não há temor, antes o perfeito amor lança fora o temor; porque o temor tem consigo a pena, e o que teme não é perfeito em amor. (1 João 4:18)

Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor. (Romanos 8:38-39)

Deus nos ama com uma amor imenso. Ele nos amou quando não merecíamos e entregou o que ele possuía de melhor, o seu filho Jesus Cristo, para nos reconciliar com ele.  Nada nem ninguém pode nos separar desse amor.

Se Deus, o seu bom pastor que cuida de você nos mínimos detalhes (Salmo 23:1), o criador de tudo o que existe no universo (Gênesis 1) e que lhe tem guardado na palma de suas mãos (Isaías 49:16), o seu Pai amoroso que nunca lhe abandona e tem planos de Paz para a sua vida (Jeremias 29:11), está sempre com você, não há o que temer.

MODERAÇÃO (EQUILÍBRIO)

Mas o Conselheiro, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, lhes ensinará todas as coisas e lhes fará lembrar tudo o que eu lhes disse. Deixo-lhes a paz; a minha paz lhes dou. Não a dou como o mundo a dá. Não se perturbem os seus corações, nem tenham medo. (João 14:26-27)

O medo é algo que vem para nos inquietar e nos roubar a Paz. Ele tenta nos impedir de enxergar as coisas como elas realmente são, e quanto mais nos focamos no desafio e na origem do nosso medo, mais o medo cresce dentro de nós.

Entretanto, a presença do Espírito Santo em nós, o nosso consolador e ajudador (João 14:16) nos ajuda a manter a Paz e o equilíbrio diante do medo, pois nos ensina e sempre nos lembra quem Deus é e quem nós somos Nele.

Se decidirmos nos focar no Espírito Santo que habita dentro de nós e não no que nos causa medo, ele permitirá que vejamos as coisas como elas realmente são e nos mostrará que por maior e mais tenebroso que possa ser a origem do nosso medo, ainda maior e mais poderoso é o nosso Pai que está sempre conosco.

Se escolhermos nos focar em Deus, na sua fortaleza e no seu imenso amor por nós, conseguiremos andar em Paz e equilíbrio diante de qualquer situação. Ouviremos os conselhos do Espírito Santo e conseguiremos agir sem medo, enfrentando com sucesso qualquer desafio que apareça diante de nós.

Sejam abençoados,

Obs: Imagem enviada pela autora.

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]