Ainda estamos bem longe de assimilar e encarnar o sonho de Deus, revelado pela vida e mensagem de Jesus, que foram autênticas e máximas expressões do amor e da fidelidade do Pai. Parece que ainda não conseguimos entender que somos todos filhos e filhas de um Deus amoroso; que somos amados e protegidos em qualquer lugar em que estejamos; que somos verdadeiramente abençoados por termos Deus tão perto de nós. Na verdade, Deus está dentro de nós, está no nosso coração.
Para nós que cremos e comungamos do mesmo sonho de Deus, este momento apresenta um grande desafio: diminuir as distâncias, construir a comunhão. Eis o grande desafio que nos espera, que ainda dá seus primeiros passos, se quisermos ser fiéis ao desígnio de Deus e corresponder às expectativas mais profundas do mundo.”
Este novo momento da história, com certeza, nos é oferecido por Deus como dom, isto é, tempo de graça e salvação, ou kairós, um momento propício para, com entusiasmo renovado, darmos passos de qualidade no processo de construção da civilização do amor, seguindo Jesus “Caminho, Verdade e Vida”. Precisamos, porém, abrir-nos a esse apelo e colocar todo o nosso empenho e também nossos dons nessa difícil, mas indispensável empreitada. Para isso fomos chamados à vida e por isso precisamos acreditar que é possível o sonho de uma nova civilização acontecer.