Mesmo exercendo a honrosa profissão de Professor, convivo de perto com a agricultura familiar e seus desafios na atual conjuntura econômica e ambiental. Não posso esquecer que sou filho de agricultores e que também já trabalhei nessa atividade que muito me orgulha, pois tenho consciência da sua grandiosa importância para a alimentação das populações rurais e urbanas deste país. Mas aqui no Norte convivemos com a carência de assistência técnica e enfrentamos, cada vez com maior frequência, o ataque de pragas em nossas lavouras, o que acarreta em prejuízos econômicos.
E como se não bastasse ainda temos hoje a presença de venenos altamente tóxicos e prejudiciais à saúde humana que os agricultores incorporaram à suas culturas, principalmente, no controle de mato. Já é bem raro a utilização de ferramentas como a enxada, sendo que o veneno é bem mais “eficaz” e requer baixo investimento. No entanto, mal sabem esses agricultores que essa prática só está acelerando o processo de envenenamento dos alimentos que vão parar em nossas mesas.
O que é desesperador!!!
Não queremos veneno, queremos alimentos de boa qualidade!! Fazer como fazíamos antes, colher e comer sem a preocupação de intoxicação.
Produzir de forma “artesanal”, mas com certificação de produtos naturais. Olhar para frutos, leguminosas e até mesmo, pequenas criações, e ter certeza de que são produtos rurais confiáveis para o consumo. Mas a nossa realidade, infelizmente é outra…Nossas feiras livres vendem de tudo, de produtos sem nenhum agrotóxico, bem como produtos vindos de lavouras que tem o veneno como base para combater pragas e ervas daninhas…E agora, em quem confiar???? Confiar na honestidade das pessoas, mas tem gente tão inocente que acredita que esses venenos não nos prejudicam!!!
Então o jeito é comer, mesmo sabendo que o produto que está na sua mesa pode ser o veneno que vai lhe ceifar a vida com mais rapidez….
Obs: O autor é Professor da Rede Pública Municipal de Santarém.
Graduado Pleno em Pedagogia pela UFPA. Técnico em Educação na Rede Estadual. Especialista em Ciências Sociais para o Ensino Médio e autor do livro – Brinquedo: Contos e Poesias.