foto reginaldo v4

[email protected]

I – O Perdão e a Paciência Divina  (João 8,1-11)

Jesus, hoje, nos desafia, mais ou menos, assim: “Vocês pensam que os viciados de alguma das famosas ‘cracolândias’, corridos pela polícia, presos, maltratados ou internados compulsoriamente, são piores que os jovens ‘de bem’ ou as pessoas ‘devotas’ de todas as religiões?”…

“Vocês pensam que aqueles jovens que morreram na boate Kiss em Santa Maria RS, anos atrás, eram mais pecadores que os jovens que todo domingo vão à missa, ao louvor ou ao culto, neste país?”…

“Se vocês não olharem para dentro de si mesmos, de si mesmas, e não mudarem de vida por uma resposta sincera e generosa aos apelos que Deus lhes faz, através dos ‘sinais dos tempos’, vocês vão passar por coisas semelhantes ou piores!”…

A paciência de Deus não tem limites, mas nossas vidas têm, e nós não sabemos “nem o dia nem a hora” em que pode terminar o prazo de nossa existência…

Por isso que a pior das opções é contentarmo-nos com as aparências e continuarmos sendo árvores de folhagem verde, mas estéreis, como que desafiando a paciência de Deus…

Como sermos menos preconceituosos, mais compreensivos e acolhedores, sobretudo com relação à juventude?… Como sermos mais abertos ao diálogo com as pessoas e grupos diferentes?… Como sermos mais solidários e generosos, sobretudo, com os que mais sofrem ao longo do nosso caminho, à semelhança do Deus do Êxodo, o Deus Samaritano?… “É agora é o tempo favorável, é agora é o dia da salvação!” nos disse o Apóstolo, há pouco. E hoje nos alerta: “Quem julga estar de pé, tome cuidado para não cair!”.

E a Campanha da Fraternidade Ecumênica deste ano nos convida a um caprichado cuidado com cada ambiente e com o Planeta em que vivemos com tanta gente, ameaçados por tanto descuido da gente, e por um sistema devorador… Não pergunte se esse mundo tem jeito; procure você tomar jeito e cuidar melhor deste mundo.

1.1 – Partitura do Pregão Quaresmal

JOÃO BATISTA CLAMOU NO DESERTO PREGÃO QUARESMAL

1.2 –  Reginaldo Veloso (CD Liturgia XIV – Paulus)
João Batista clamou no deserto: / “Preparai ao Senhor uma estrada, / eis que o Reino de Deus está perto, / escutai, geração transviada!”

https://www.ouvirmusica.com.br/campanha-da-fraternidade/1439002/

II – Da Pecadora, do Pecado e do Perdão (João 8,1-11)

“Quem dentre vós estiver sem pecado atire a primeira pedra!” Essa resposta de Jesus que, com certeza, “pega na curva” escribas e fariseus de ontem e de hoje, prepara o lance seguinte: “Mulher, onde estão eles? Ninguém te condenou? – Ninguém, Senhor!… – Eu também não te condeno. Vai e, de agora em diante, não peques mais!”.

Embora relatado por João, tem todo o jeito das coisas que Lucas narra. Talvez por isso, tenha sido escolhido para este 5º Domingo do Ano C, ou seja, de Lucas.

Vale como convite geral ao “desarmamento”.

Vale, sobretudo, como apelo à confiança na misericórdia de Deus, que precisaria, porém, inspirar todas as atitudes das pessoas na convivência cotidiana em família, em comunidade, em sociedade.

Não se trata, simplesmente, de “tirar por menos”, nem de “deixar como está”… Mas, certamente, de dar uma chance, de abrir um caminho de esperança para quem se sente no “fundo do poço” e acha que “não tem mais jeito”. Trata-se, enfim, de criar oportunidade e abrir espaços, sobretudo, quando se trata de JUVENTUDE! Muito especialmente, daquela gente jovem, de muitas maneiras, rotulada, marginalizada, entregue à própria sorte. Por sinal, “Francisco”, veio para conduzir toda a Igreja Cristã por estes caminhos.

E a Páscoa que se aproxima se desenha como “passagem” da Misericórdia Divina no meio dos que perderam a esperança do perdão e da vida em plenitude.

Obs: Reginaldo Veloso de Araújo é Presbítero das Comunidades Eclesiais de Base – CEBs,  no Morro da Conceição e Adjacências, Recife-PE.
Compositor litúrgico, com diversos CDs gravados pela COMEP/Paulinas e pela PAULUS.

Este texto expressa exclusivamente a opinião do autor e foi publicado da forma como foi recebido, sem alterações pela equipe do Entrelaços.


busca
autores

Autores

biblioteca

Biblioteca

Entrelaços do Coração é uma revista online e sem fins lucrativos compartilhada por diversos autores. Neste espaço, você encontra várias vertentes da literatura: atualidades, crônicas, reportagens, contos, poesias, fotografias, entre outros. Não há linha específica a ser seguida, pois acreditamos que a unidade do SER é buscada na multiplicidade de ideias, sonhos, projetos. Cada autor assume inteira responsabilidade sobre o conteúdo, não representando necessariamente a linha editorial dos demais.
Poemas Silenciosos

Flickr do (Entre)laços
[slickr-flickr type=slideshow]